Facebook

A alimentação de nossos melhores amigos





Parece loucura inserir dentro de um blog de gastronomia um assunto destes, mas a meu ver tem sim muito a ver uma coisa com a outra.


Entendam que quase a maioria dos donos de cachorros e gatos extende parte de sua própria alimentação a seus animais. Já repararam cão gordinho, dono gordinho?


Claro que aí entram vários fatores, como raça, qualidade de vida, quantidade de exercícios, etc., porém a alimentação é o que mais conta nesses casos.


A base da alimentação, hoje em dia, às camadas da população de melhor poder aquisitivo, é a ração industrializada, mas mesmo essas precisam de um cuidado bastante grande ao serem compradas. Preço muito baixo, desconfiômetro ligado. Não que sejam prejudiciais à saúde do cão, mas com toda certeza não são completas. Apenas arroz ou farinha de osso, sobras de milho, soja e uma carnezinha que passa bem longe do total do peso. Se você tem um boi ou uma vaca em casa, ótimo, mas para seu cão não.


Uma coisa importante é que a alimentação humana não é a alimentação correta ao cão.


Se lembrarmos que a espécie descende de animais selvagens, podemos imaginar a dieta correta. Ao alimentar-se livremente, esses animais comem carne fresca ou carcaças e junto a elas um montão de outras coisas, como pelos, ossos e tudo mais que vem junto com o “pacote” alimentar. Isso a eles é o normal.


Dar uma olhadinha nas informações é muito importante, tendo em vista sempre que a quantidade de proteína deve ser igual (no mínimo) ou superior a 18% do produto, nunca esquecendo que nem sempre é só carne, pois até pena de uma galinha é proteína e sempre veja a gordura, que deve estar próxima a esse número.


E não cai naquele conto de que seu cão ou gato enjoou da ração. Isso não existe. Ele pode estar satisfeito e portanto, diferente de nós humanos, não tem a gula como parte de seus pecados. Se ele está normal, correndo, brincando, aceite. Um dia sem comer é absolutamente normal, sempre lembrando que na vida em natureza esse período pode ser muito maior.


Dar a ele boa alimentação, carinho, atenção, cuidados higiênicos e uma boa volta no quarteirão algumas vezes ao dia, o transforma naquilo que nós humanos sempre queremos pra nós mesmos:
Sermos felizes.