Facebook





Nos dias de hoje, onde corremos para tudo e o stress faz parte da vida de todo mundo, cozinhar pode ser uma boa fonte de alívio a essa pressão.

Claro que não estou falando em fazer pratos que demoram horas e mais horas de preparação em um dia normal, de trabalho, mas sim em seus finais de semana.

O churrasquinho de domingo com os amigos não serve para isso? Então, transfira esse prazer para o dia a dia com receitas mais simplificadas, porém com resultados bacanas e sabores melhores ainda.

Para você transformar um prato trivial em algo mais sofisticado, aí vão algumas dicas para vocês:

O tradicional arroz e feijão não precisa ser necessaria mente jogado no prato, pode ser feito com auxílio de aros de metal, onde colocamos o arroz e o ladeamos com o feijãozinho. E porque não preparar uma farofinha mais rica, com uso de bacon ou mesmo algumas frutas sêcas. Elas duram por volta de uns 5 dias em toda a sua qualidade e você só tem que fazer uma vez, porém mudam a cara do seu prato.

Na hora da salada, mesmo que seja apenas de alface e tomate, faça molhos e fuja do azeite e sal tradicional. Um exemplo bem fácil é o creme de leite acrescido de ketchup, sal e pimenta do reino. Uma pitada de molho inglês e sua salada muda de cara. Crianças adoram, mas não exagere, pois sabemos que o colesterol é uma arma se não bem controlado. E porque não fazer azeites saborizados. Faço um com alcachofras que por si só já basta como tempero (no pão, fica uma delícia).

Tem o seu bifinho e um arroz: somente. Em vez das indefectíveis batatas fritas, faça uma banana enrolada com uma fatia de queijo, uma de presunto e um filete de creme de leite. Leve ao microondas por 1 minuto (por banana) e se quiser sofisticar, coloque uma uvas passas brancas sem semente por cima. Nota 10 em sabor e apresentação.

O peixe feito a dorê ou a la milanesa podem ser acompanhados assim: ferva um pimentão cortado em tiras, escorra e reserve. Em um frigideira, derreta umas 50 g de manteiga, cebola, alho picado e coloque farinha de rosca (eu uso a própria que faço com pão italiano e o sabor é bem mais intenso). Misture tudo e acrescente anchovas picadinhas (serve aliche, claro) e ao desligar o fogo coloque cebolinha e salsa frescas picadas. Se fez carne de porco, essa mesma receita pode ser feita com escarola, couve ou espinafre e acompanha muito bem o lombinho, as costeletas, etc.

Uma dica para que seus bifes e filets de frango fiquem diferenciados e saborosos:

Deixe por uma hora um tablete de manteiga à tempertura ambiente. Coloque eum uma tigela e acrescente pimenta do reino, sal, um dente de alho assado e transformado em pó, salsinha bem picadinha e misture tudo. Coloque sobre um pedaço de papel filme e enrole. Leve a geladeira e espere endurecer. Retire e corte em pequenas fatias, como moedas. Embale-as e podem ser guardadas no feezer. Quando fritar os bifes ou os filets de frango, ao terminar coloque uma destas "moedinhas por cima, espere uns 2 minutos (esse tempo é bom para a carne "assentar e distribuir seus sucos e calores) e sirva.