Facebook




Você sabe fazer Gnocchi ?


Não?




Então vamos começar pelo molho básico de tomate, em um passo a passo explicativo e simples: Começamos selecionando os tomates.Eles tem que estar maduros, sem manchas na superfície, meio firmes (não precisa ser duro demais), de cor vermelha intensa. Dêpreferência aos tomates orgânicos que são deliciosos.


Retire a pele fazendo com a ponta da faca um corte em cruz, levando à água fervente por uns 5 a 10 segundos e colocando na água gelada logo após. O choque térmico faz com que a pele se solte facilmente.


Abra-os e retire as sementes (ão deixe-as ou o molho ficará horrivelmente ácido). Corte em cubos pequenos.


Pique cebola e leveà panela com uma colher de sopa de óleo e frite-as até ficarem translúcidas. Não deixe caramelizar demais.


Coloque em fogo baixo e acrescente os tomates e mexa delicadamente e tampe a panela por uns 3 a 4 minutos para amaciar os tomates (Nãoé necessário acrescentar água, pois os próprios tomates soltam a contida dentro deles.


Agora começe a temperar o molho a seu critério. Coloque sal, pimenta do reino moída na hora e, se quiser, pimenta vermelha, uma folha de louro, pimentões picados, carnes, cenouras picadinhas, etc.


Quando estiver encorpado e quase pronto, acrescente ervas como salsinha e cebolinha frescas e picadas.


Pronto, você tem o mais genuíno e gostoso molho de tomate para a sua pasta.




Obs: Algumas pessoas dizem ser necessário a colocação de uma colher de açúcar para retirar a acidez, mas seguindo esses passos não haverá a necessidade disso.




Agora vamos a pasta:


Você vai precisar de batatas, ovos, manteiga, farinha de trigo e sal


Cozinhe as batatas até ficarem macias. Retire e escorra. Amasse até virar um purê.

Em uma superfície esfarinhada ou em um ball de vidro ou metal, coloque as batatas, os ovos, a manteiga e o sal e começe a misturar com as mãos, acrescentando aos poucos a farinha de trigo até formar uma massa firme (lembre-se, quanto menos farinha for, mais leve ficará. A proporção aceita pela maioria dos colegas chefs é de 4x1. Quatro vezes o peso da batata para um de farinha).

Um dos melhores jeitos de saber se está pronta e colocando seu dedo na massa. Se sair limpo, está pronta.

Separe em montinhos menores e vá enrolando sobre a superfície esfarinhada, formando tubos com a massa. Com uma faca afiada, vá fazendo os nhoquis do tamanho que quiser.(algumas vezes, para dar uma forma diferente, eu enrolo um a um como se fossem docinhos do tipo brrigadeiro).

Ferva em uma panela água com sal e coloque aos poucos os gnocchis. Eles flutuaram quando estiverem prontos. Retire com uma escumadeira e deixo-os no escorredor de massas (não. eles não esfriam demias,porque você sempre estará colocando outros por cima, mantendo a temperatura e sobre ele você colocará o molho quente.


Agoraé só servir acompanhado de queijo parmesão ralado, torradinhas de alho (depois ensino a fazer e ficam divinas), pães e um bom vinho tinto.
É claro que você não vai colocar só três míseros gnocchis no prato como na primeira foto, hehe !!!
Aquilo apenas é uma foto artística.












Nenhum comentário:

Postar um comentário