Facebook

Huevos Rancheros

Huevos Rancheros

Uma opção muito gostosa para os ovos é essa receita tradicional maxicana. São ovos fritos em cima de uma tortilla, com molho apimentado ou não. No meu caso, preferi para evitar mais gordura, em vez de usar ovos fritos, usar ovos pochê.

Para fazer as tortillas, faça assim:

Uma xícara de farinha de milho. Vai acresentando água até obter uma farofa. Coloque mais meia xícara de farinha de trigo, uma colher de sobremesa de margarina e uma boa pitada de sal. Trabalhe a massa com a mão, acrescentando água ate virar uma bola (não deve ficar grudenta). Faça bolinhas de uns 3 centímetros de diâmetro e reserve cobertas com um plástico para não ressecar.
Abra as bolinhas entre duas camadas de plástico, com o rolo (pode usar um saquinho plástico, destes para congelar alimentos) e leve à frigideira, em fogo médio, de Teflon, sem óleo e frite-as até dourarem. Retire e coloque sobre o tabuleiro ou uma superfície lisa e deixe esfriar.


Para os ovos Pochê


Panela com Água (1/2 litro), duas colheres de vinagre branco e sal. Ferve, abaixo o fogo, coloco o aro de metal, quebro os ovos, separando as claras e as gemas. Coloco a clara, depois de um minuto a primeira gema e depois de mais um minuto outra gema, assim as gemas ficam com duas texturas diferentes, uma mais mole e outra mais firme. Não tem erro e fica redondinho, sem aqueles fiapos.
(Se não tiver o aro de metal, com uma colher vá levando os fiapos da clara para ocentro, sem atingir a gema, mas isso só serve para um ou dois ovos ao mesmo tempo).


Para o molho:


Em caldo reduzido de legumes, acrescente pimentões (verdes e vermelhos, sem sementes e sem a parte branca, picados), cebolas picadas e uma generosa quantidade de pimenta (pode ser molho de pimenta de qualidade, ou a própria, sem sementes e sem a parte branca). Cozinhe até engrossar e coloque ao lado dos ovos, que estarão em cima das tortillas.

Simplesmente bestial !!!



2 comentários:

  1. Hummmm...
    Parece maravilhoso!
    Aproveito para divulgar meu blog. Qdo puder dê uma olhadinha...
    http://cozinharfacildicasdasu.blogspot.com/
    Bjs

    ResponderExcluir