Facebook

Pane & Pasta...ma Pomodori, Formaggio e Olio d'Oliva


Bah, pra que esse nome em italiano, né?, estamos no Brasil mesmo !!!

Então..

Talharim com pão...mais Tomate, Queijo e Azeite de Oliva.


(Clique nas fotos se quiser ver em tamanho maior)
 

Ontem eu estava ao telefone conversando com uma amiga e ela falava que não tinha nada em casa (mentira dela, sei que ela é exagerada mesmo, hehe!!).

Perguntei: - Nada, mesmo?

Ela respondeu: - Só um pacote de Miojo, um pão de ontem e aquelas coisinhas de sempre na geladeira, tomate, alface...


Falei: - Tem azeite de oliva e dois dentinhos de alho?

Ela disse: - Sim

- Então vamos fazer uma das boas pastas simples que eu conheço. Uma massa bem ao estilo "Cook Tem".

Então, fui fazendo aqui em casa junto com ela, assim poderia dar os tempos exatos, as técnicas e o que fosse preciso para alimentar essa pobrezinha.


Comecei...


- Pega os dois dentinhos de alho e descasca (uma dica bem legal, principalmente quando o alho é bem novinho e a casca é difícil de retirar, é colocá-lo na tábua e com a lateral da faca encostada nele dar uma batida, um sôco, um murro, uma porrada, sei lá o quanto você vai estar estressada hoje, hehe!!).

- Descascou?


- Sim! Foi facinho desse jeito !!!

-Agora fatia eles não muito finos e coloca na frigideira com bastante azeite de oliva, liga em fogo médio e deixa os dentes de alho ficarem douradinhos.



Pega o pão e corta em fatias (eu usei pão italiano, porque gosto e fica mais durinho e porque só tinha ele mesmo)


Leve as fatias de alho para a borda da frigideira, ou retire-as, e coloque as fatias de pão. Molhe bem com o azeite que saborizou com o alho, dos dois lados, e deixa elas dourarem, quase ficando marrons, mas, sem queimar. Retira e espera esfriar.







Deixa elas fritando até ficar assim, mais ou menos. Tá vendo a cor?

- Como é que eu vou ver pelo telefone???

- Verdade, depois coloco uma foto no blog e você vê se ficou da corzinha das minhas.







- Quando esfriarem, coloca em um tigela, vasilha, bawl, o que tiver à mão e possa servir de pilão e amassa essas fatias de pão grosseiramente. Deixa isso aí quietinho.




Ferva uma panela com água. Enquanto isso, pegue um tomate, faça um corte em cruz na bundinha dele e, quando a água ferver, jogue dentro da panela e espere 30 segundos. Retira e coloca em uma vasilha com água fria. Vai sair toda a pele. Remove as sementes e corte em quadradinhos. Para economizar gás e, em estando lavadinho o tomate, use essa mesma água para ferver o macarrão.

- Tem salsa por aí?

- Péraí que eu vou ver...

Eba !, tem sim !!


- Ótimo.  Lave e pique grosseiramente.

-Tá bão....Espera que eu sou lerda!

-O macarrão ferveu?
Afinal, Miojo demora 3 minutos e olha lá.

- Já !!

- Então escorre a água do macarrão na pia. Se estivesse usando um macarrão de normal eu iria pedir que guardasse um pouco desta água, assim se ficasse muito sêco quando levasse para saltear, poderia acrescer um pouquinho dela para deixar mais úmido.

Lembra a frigideira que você fez as fatias de pão?

- Ih, tá suja de azeite ainda !!!

- Ótimo, pois é lá que vamos saltear esse macarrão para misturar tudo.

Coloca mais azeite, se tiver sobrado muito pouco. O suficiente para cobrir o fundo da frigideira. Se quiser, pode colocar os dentinhos de alho que você fritou antes, com o pão, mas, se tem azia e má digestão, melhor não colocar alho, a menos que goste de sal de frutas Eno de sobremesa.

Põe um pouco de sal e pimenta do reino, se quiser. Leva o macarrão escorrido pra ela e dá uma mexida.
Eu coloco o sal e a pimenta nesse ponto, antes de coolocar o macarrão, assim o azeite fica temperado e ao cobrir o macarrão fica melhor.

- Xiiiii...Caiu um pouco Ripp !!!

- O melhor para saltear é usar um frigideira média/grande, mas vai com cuidado e se caiu não tente pegar enquanto o fogo está ligado. Não compensa uma queimadura na mão por um pouquinho.

Agora acrescenta os tomates em quadradinhos e o pão amassado, que quase virou uma farofa. Mexe um pouco e depois coloca a salsinha picada e mexe de novo.

Se achar que tá muito sêco, coloca um pouco mais de azeite, não economize, pois azeite é diferente de manteiga, faz bem pra saúde.


- E agora ?

- Agora coloca isso no prato e, se quiser, ponha queijo ralado e "mangia che te fa bene" !!!


- Mupf, ham, hum...

- Tá bom?


- Muftma ham, hum, muiton, muitom, mutobom, MUITO BOM !!!


- Então come e não fala de boca cheia que é feio, hehe !!!!!

- Eu vou comer o meu aqui, também !

- Liga depois, tá ?

- Ligo, depois que lavar a louça.

- Beijo

- Beijo e obrigada !!!




Psiu... ei você que tá lendo!

 Não conta nada, mas, sem ela saber, para não ficar morta de inveja e com vontade, babando no bocal do telefone, coitadinha, eu fiz uma sobremesa.
Uma vez falei pra ela que precisava encontrar um nome para essa sobremesa e ela, tirando sarro da minha preferência pela comida francesa disse:


Gelatinê dí Rippíní
(fale com um biquinho nos lábios, feito francês, hehe!!)



Um monte de Chefs "televisivos" faz essa receita, usando mil licores, Champagnes, Whiskey, etc e frutas, como amoras, mirtilo e framboesas. Aqui na minha cidade não acho nada disso, então fui de uvas rosadas e morangos.





É assim, ó... prestenção::


Coloque em uma panela pequena dois copos de Champagne (eu usei Prosecco, porque tinha aqui em casa aberto. O prosecco é um espumante feito na Itália. Tem esse nome só os espumantes feitos na Itália, assim como Champagne só os feitos na França, na região de Champagne. O restante do mundo chama esse vinho de "Espumante,", inclusive aqui no Brasil varoníl).


Bom, junte ao espumante duas colheres de açúcar (pra ficar docinho, mas se não quiser, não coloque) e esquente um pouco (até uns 45º, Não sei se vocês
 tem termômetro aí na sua casa e, se não tem faz assim: Coloca o dedo. Se queimar tá quente demais, hehe!!!)


Eu usei gelatina incolor em pó, mas, o certo seria usar a outra, em folha, aquela que você derrete na água, fica toda melequenta e você adiciona ao preparado.

Peguei um saquinho e dissolvi em duas colheres de sopa de água, esquentei 20 segundos no microondas para ela dissolver e coloquei na panela junto com o Prosecco. Eu tinha aniz estrelado e como adoro o perfume dele, coloquei duas "estrelinhas". Deixei amornar por uns 30 minutos.


Lavei bem os morangos e as uvas, sequei e coloquei em uma taça e despejei essa "gelatina" até cobrir as frutas.Uns malditos morangos cismavam em boiar, mas isso foi resolvido quando coloquei mais uvas, até preencher toda a taça.

Levei a geladeira e lá ficou por umas três horas e meia.

Retirei e bati um creme de leite fresco sem nada, nem açúcar. Apenas o creme e coloquei por cima.

Se tiver criança em casa, em vez de fazer com a bebida alcoólica, faz com gelatina comum de abacaxi que fica muito bom e elas vão adorar, comer e parar de fazer bagunça.

Você pode usar qualquer fruta que quiser, menos abacaxi e kiwi, porque eles tem uma enzima que destroi as proteínas da gelatina e não a deixam solidificar. Não se deve usar frutas em calda, pelo mesmo motivo. Podemos usar maçã, pêra, framboesas, amoras, uvas, etc, etc, sem problemas. 

Eu fiz um monte de tamanhos:




Sinto se escrevi algumas bobeiras ou coisas erradas, mas é que ficou tão bom que comi umas três taças, estou na quarta, ou seja, já tomei umas quatro taças de prosecco e tô meio bebum, hehe!!!





3 comentários:

  1. Adooooorei!!!!! ehehehe!!!!!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Está tão apetitosa que vou arriscar fazer emc asa que tá na pindaíba tb. ahaha

    Adorei seu blog e sua maneira de ensinar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Está tão apetitosa que vou arriscar fazer emc asa que tá na pindaíba tb. ahaha

    Adorei seu blog e sua maneira de ensinar.

    Beijos

    ResponderExcluir