Facebook

Hot Dog, Batatas Fritas de Chef, Macarrões Diversos, Pavê de Chocolate

Feriado...Aproveite e fique pouco na cozinha.





Feriadão....uah...zzzz...que preguiça!!!

Como diz o quadrinho muito engraçado...




Ir à cozinha nesses momentos de folga, quando todo mundo está no "bem bom", pode ser meio chatinho, né?, mas será que devemos desleixar, relaxar nessa hora?

Afinal, feriado ou não, nossos estômagos não tem calendário, só relógio. Passou da hora, eles reclamam !!!

Pensando nisso resolvi deixar uns "lanchinhos" gostosos, possíveis de fazer, sem grande gasto de tempo e com os ingredientes fáceis de encontrar.

Começo com o simples cachorro quente, ou americanizando, o Hot Dog.




Sobre o Hot Dog eu podia escrever um bocado de estórias, mas tem uma que eu acho interessante escrever. Uma curiosidade e uma engenhosidade de um vendedor de salsichas.

No começo do século passado, as salsichas entraram na moda nos Estados Unidos, assim como os jogos de baseball. Uma coisa comum, e sofisticada, era as pessoas, simplesmente, pegarem a salsicha na mão e sair comendo como se fosse um sorvete, um chocolate.


Nos estádios de baseball, era comum ver vendedores de salsichas por todos os lados com suas caixas brancas com a bandeirinha americana estampada.

Havia um cliente que sempre comprava de um certo vendedor, porque muitos faziam suas próprias salsichas, mas, em certo dia, esse vendedor reparou que esse cliente fazia uma certa cara de nôjo ao vê-lo pegar a salsicha com as mãos para entregar-lhe. Espertamente, e para não perder esse cliente, o vendedor ao servir a salsicha, a colocou entre duas fatias de pão.

Esse cliente era um jornalista e gostou da idéia, publicando uma nota no jornal em que descrevia essa experiência agradável, elogiando muito.
A fama deste ato foi crescendo e tornou-se comum servir as salsichas envolvidas com fatias de pão.
O maior fabricante de pães da América logo percebeu esse filão de mercado aberto e muito rapidamente lançou o "pão para salsicha", amplamente respaldado por uma intensa campanha publicitária. A fama cresceu.
A recessão chegou no fim dos anos 20 e começo dos anos 30 e, como a salsicha era um tipo de carme, já que com a falta de dinheiro as pessoas não tinham acesso à elas, o crescimento das vendas disparou.

Certo dia, nessa época, em uma comemoração que houve, uma certa dama, acompanhada de seu cãozinho da raça basset estava comendo esse sanduíche de pão com salsicha e foi fotografada e aparecendo essa foto em um jornal.
 A associação entre o cãozinho basset e o sanduíche foi imediata e logo o cão passou a ser apelidado de "cão salsicha" e o sanduíche de "cachorro quente", o famoso Hot-Dog.

Bem, tudo isso pode ser estória para boi dormir, mas o sanduíche ficou e hoje continua sendo o sanduíche mais consumido no mundo, na frente mesmo do famosos hamburguer.


Então, alguns "conselhos" para um delicioso Hot Dog:


Meu super Hot Dog


Em primeiro lugar, a salsicha.
Procure salsichas de qualidade. A Cerrati e a Hans fazem salsichas com mais carne suína e de melhores partes, portanto menos engorduradas e mais nobres.
Seu sabor é infinitamente melhor que as salsichas comuns.
Nem precisa pensar muito, pois, com cinco reais compramos um quilo de salsicha comum, que vem por volta de 24 a 25 peças, enquanto essas melhores tem custo de cinco reais por 4 unidades. Se formos pensar bem, 25 salsichas destas, para fazer um quilo, dá um total de 25 ou 30 reais, mais caro que o quilo de filet mignon, que nessa época podemos encontrar a venda por 20 reais.

O pão, também, é importante.
Claro que muita gente prefere os pãozinhos normais, os franceses, por serem mais durinhos, mas hot dog, para mim, se come com pão de hot dog.

O modo tradicional na América é comer apenas pão e salsicha e, quando muito, admite-se o uso de mostarda e só, mas, aqui no nosso Brasil colocamos um montão de coisas, que variam da mesma mostarda até purê de batata com batata palha e milho verde.
Eu acho uma mistureba horrível, mas, para alguns, o néctar do paraíso.
Agora inventaram de prensar, esmagar o pobre sanduba. Sei lá, mas,  para mim, não desce.

Os condimentos dão a vida ao sanduíche.

Eu procuro apenas fazer uma maionese caseira, porque que acho incomparável o sabor em comparação às industrializadas, meu próprio catchup.A mostarda, essa vai pronta mesmo.

Para fazer a maionese caseira é simples e, se seguir meus passos, nunca vai errar.

Prestenção:

Coloque um ovo inteiro no copo do liquidificador. Acrescente uma pitada de sal e um emulsificante.


- Que droga é essa de "emulsificante" Ripp ?

- São substâncias que, vamos dizer, grudam dois líquidos, deixa-os durinhos, dependendo dos ingredientes e os mantém assim.

- Ah tá, e daí?

- E daí que precisamos algo que misture o ovo com o óleo.

- Sim, mas quais são?

- Ácido Acético, Ácido Cítrico ou Ácido Ascórbico e Molho de Brassocáceas.

- Aí que nôjo Ripp, eu não vou usar esses troços !!
Que porcarias são essas?

- Vinagre, Limão e molho de mostarda, hehe!!

(O molho de mostarda, na verdade, contém vinagre, por isso funciona, também.)

Bem...continuando:

Colocou o ovo, uma pitada de sal e umas gotinhas de vinagre, limão ou mostarda, vamos começar a fazer a maionese.

Ligue o liquidificador em velocidade média, mas antes tampe, e deixe apenas o buraquinho da tampa aberto. Comece a colocar um fio de óleo, lentamente e ininterruptamente.

Você vai notar que o barulho vai mudando com o tempo e na hora que solidifica, as pás do liquidificador quase não tocam mais na maionese. Nessa hora, ela está pronta.

Aviso: faz sujeira pra caramba, se não tomar cuidado.


Tem dois modos de retirar a maionese do copo do liquidificador:
o difícil e o fácil.

O método difícil é usando um pão-duro ou uma colher e, raspando bem o copo do liquidificador, esvaziá-lo.

O fácil é virar e deixar de ponta cabeça o copo em uma vasilha. A gravidade faz todo o trabalho e em uns 3 a 4 minutos a maionese está fora do copo.

Santa gravidade, Batman !!

Pronta a maionese, vamos fazer o Catchup.
Isso se você quiser um molho de tomate concentrado de qualidade e sabor muito superior aos que compramos no mercado.





Bate uns 6 tomates no liquidificador e passa pela peneira.
Em uma panela, coloque uma colher de sopa de óleo e frite uma cebola pequena ralada. Quando dourar, leve o tomate peneirado à panela, em fogo baixo, e deixe reduzir pela metade.

Acrescente açúcar mascavo, mais ou menos duas colheres de sopa se gostar mais docinho, ou uma se quiser menos adocicado.

Agora o grande lance: Faça uma cestinha com um pano ou mesmo, se tiver, use aquelas de metal e coloque alguns cravos, canela em pau, um dente de alho e duas folhinhas de louro. Será retirado depois, claro.

Se não tiver a cestinha, use uma peneira de aço inox e deixe-a apoiada na borda da panela, com o fundo penetrando no molho. O importante é retirar e deixar apenas a parte do tomate, afinal catchup granulado não existe.


Acrescente 4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco e comece a reduzir até a consitência de catchup. Demora de 20 a 30 minutos, em fogo baixo, mais ou menos, mas, precisa mexer, se não queima o fundo, como em um molho de tomate qualquer.

Se quiser que ele seja picante, quando bater os tomates no liquidificador, coloque uma pimenta vermelha, sem sementes e sem a parte esbranquiçada, picada ou então, acrescente duas colheres de molho Tabasco durante o cozimento (ou "cocção" como dizem meus colegas). Pode,ainda, como na foto, dar um leve "ardorzinho", uma leve picância, punjêcia se quiser outro termo, colocando a pimenta inteira e depois retirando-a.

Não deixe grumos. Se houver, bata novamente no liquidificador.

Deixe esfriar e coloque em potes de vidros ou naqueles troços de servir catchup.

O molho de mostarda pode ser feito em casa, mas hoje em dia existem tantas mostardas de qualidade boa, que nem compensa.
Se quiser eu ensino, mas dá trabalho, então, vamos usar as prontas, por que, se eu duvido que o catchup caseiro você irá fazer, imagino a mostarda que dá um trabalhão, hehe!!!

Podemos fazer muito mais coisas (vocês, eu não, detesto essas misturebas sem nexo), como purê de batatas, milho cozido, batata palha, ervilhas, repolhos, pimentões, etc, etc, mas, o básico, e o que todo mundo gosta, está aí.

Pronto, Hot dogs de primeira, acompanhamentos normais deliciosos e estórias de cultura absolutamente inútel, hehe!!



Vamos à Fritas, tam, tam, tam, taaaaaaam !!!!

As Fritas:



Um caso de amor profundo em muitos.

 Quem não gosta de batatas fritas levanta a mão !!!!










(silêncio total)








Mãos à obra !!!

Mas, fazer batatas fritas direito é complicado, não verdade?

Melhor comprar as prontas, congeladas, não é?

NÃO !!!

Por vários motivos, que eu não vou ficar descrevendo, prefiro fazer minhas próprias batatas fritas.

E eu faço assim:

Prestenção nas letrinhas a seguir:

Escolho a batata de tamanho médio a grande porque é mais fácil e dá uma maior quantidade de fritas por batata, hehe!!

Normalmente uso aquela batata rôxa, a Asterix, porque ela tem muito menos água, o que deixa-a muito mais sequinha e crocante.

Eu tenho o cortador de batatas, mas se você não tem, problema seu, vai ter que fazer na mão, ou melhor, na faca, hehe!!

Procure cortar todas as fatias na mesma espessura, assim durante a fritura elas ficarão iguais. Se fizer umas mais finas e outras muito grossas, as primeira irão ficar esturricadas e as segundas cruas, se fritar todas juntas, como é de se esperar.


Quer que elas fiquem bem crocantes?

- Claro, né?

- Então faz isso, ó, prestenção:

Feito o descascamento e os cortes, pega algumas folhas de papel toalha e enxuge bem as fatias. Seque bem, para eliminar toda aquela umidade que aparece na superfície da batata.

Polvilhe bicarbonato de sódio. É pouco, não precisa empanar as coitadinhas. Ele ajudará a secar mais ainda e criará uma superfície crocante nas fritas.

Na panela, coloque óleo e deixe esquentar até a temperatura de 180º.

Como nem todo mundo tem termômetro, uma dica é colocar um palito de fósforo dentro. Quando ele pegar fogo, tá na hora de colocar as batatas.
Lembre-se de retirar o palito, ou alguém vai achar que tú é uma desleixada.

Frite-as, mas...

Vamos dar um toque de Chef?


Coloque uns dentes de alho, com casca e tudo, junto, no óleo da fritura. Depois que a batata fritar, eles também fritarão, e você terá um delicoso purê de alho para espremer por cima das batatas.

Coloque uma ramo de alecrim junto à fritura. Você vai sentir o aroma delicioso no momento que colocá-lo, mas coloque o alecrim, mais ou menos, no meio para o fim da fritura, assim ele não queima. Quando retirar, despedace ele e coloque por cima das batatas, deixando o ramo que segura as folhinhas de fora.

Não economize no papel toalha, deixa de ser mão-de-vaca.
Coloque várias folhas em um prato ou travessa e deixe-as secarem bem.

Outra maneira de fritar bem é fazer duas frituras, comuns em restaurantes. Frite-as até dourar de leve, retire e deixe-as secar por uns 3 a 4 minutos. Depois volte para a gordura quente novamente até terminar a fritura.

Fazendo assim, fica tão saboroso que nem precisa colocar aquela montanha de sal que as pessoas, normalmente, usam. Para hipertensos e cardíacos, uma chance de comê-las sem "muita" culpa.


Macarrão, outro bom palpite para feriados.

Existem vários molhos e vários tipos de massa. Alguns molhos são de preparo longo, mas outros são rápidos e fáceis de fazer.
(Sem contar o famoso macarrão universitário, que é despejar uma lata de molho pronto por cima do espaguetaõ que estava em oferta e lascar queijo ralado (também em oferta e que devia estar na seção de talco antisépticos para os pés).
Esse, em termos de rapidez, é imbatível, mas, em termos de sabor, fica em último da fila.

Se quiser frio, podemos fazer uma Salada de Macarrão.

- What ?
(Tradução simultânea: O quê?)

Macarrão frio?

Sim, uma espécie de salada, pois o macarrão é servido frio e todos os ingredientes são frios, por isso, é ótimo servir no verãozão.


(coloca o Cook Tem nos seus favoritos e daqui há uns 6 meses você usa essa receita, hehe!!).
Ótimo, também, caso tenha acabado o gás logo depois de cozinhar a massa, hehe!!.

Faz assim, ó, prestenção na explicação:

Ferve o macarrão em água com sal por 6 a 7 minutos. Ele tem que ficar "al dente", ou seja durinho. Retira e escorre.

Espere esfriar um pouco, enquanto isso pique bem miudinho pícles variados. Misture à massa esses pícles e mais uma porção generosa de maionese. Povilha com salsa picada e voilá, tem uma simples e rápida salada de macarrão.

Eu, ainda, acrescento um peito de frango desfiado, fácil de fazer.
Coloca o peito, do frango, claro, na água com sal e deixa uns 15 minutos. É só desfiar com o garfo e tá pronto.

Se usar aqueles macarrões tricolores vai ficar o máximo a apresentação. Normalmente usamos o parafuso, o fusille com duas estrias, o farfalle (gravatinha) ou mesmo o Penne, mas o melhor é o parafuso, pois, pelo seu formato, os condimentos "agarram" melhor nele.


Macarrão à La Alfredo bem Simples.



Cozinha o macarrão e escorre.
Na panela, ou frigideira grande, coloque duas colheres de manteiga e assim que ela derreter, tempere com sal e pimenta do reino moída na hora.
"Frite" o macarrão nessa manteiga e acrescente um pacote de queijo ralado (você pode colocar muito queijos e até presunto, peito de perú defumado, bacom em cubinhos, etc, mas no Alfredo é só queijo), mexe bem e acresce uma lata de creme de leite, misturando bem. Pronto.


Macarrão ao Molho Primavera:

Faça um molho Bechamél, o molho branco, derretendo uma porção de manteiga e a mesma medida de farinha de trigo, ou seja, usou uma colher de sopa de manteiga, use uma colher de sopa de farinha. Mexa sem parar até começar a dourar, uns 4 a 5 minutos, em fogo médio, mas, não deixe ficar marrom, pois além de alterar o sabor, altera o tipo de molho que estamos fazendo. Isso que está fazendo é o chamado "roux".
Quando essa "papa" estiver pronta, comece a colocar leite gelado aos pouco e sempre mexendo, até a consistência ficar grossa, mas ainda fluida.
Coloque sobre a massa e polvilhe queijo ralado. Se quiser dar um toque a mais, rale noz moscada durante o cozimento deste molho. Acresça de presunto cortado em cubinhos.

Macarrão Parisience


O mesmo molho acima, o Bechamel, mas acrescendo pedaços de presunto e ervilhas (evite as de lata. Melhor as frescas ou mesmo as congeladas. Escorra bem e coloque junto ao molho. Pode acrescer de cenouras bem picadinhas.

Macarrão Alioli (Alho e Óleo):

(Você pode acrescer uns "camarõeszinhos" que fica ótimo)

Super conhecido e simples, apenas não queime o alho, pois, fica indigesto.

Na panela coloque o óleo e frite alhos em pedacinhos.
Coloque o macarrão e continue a fritar.
Desligue o fogo quando misturar bem e coloque salsinha picada. Polvilhe queijo ralado e, se quiser, e farinha de rosca.



Se o alho lhe é muito indigesto, siga a receita do link abaixo:





Macarrão ao Pesto:

(Não tenho uma foto agora, pois quando fiz "uma certa pessoa" comeu antes de eu fotografar, hehe!!!)

Outro bem simples. Coloque uma maço de manjericão no liquidificador, um dente de alho, uma pitada de sal, pimenta do reino, se quiser, e ligue o liquidificador e vá colocando um fio de azeite até engrossar e formar o molho.

O Pesto nunca deve ir à panela. É um molho frio. Dura até 4 dias na geladeira ou pode ser congelado.


Sanduiches diversos:

Uma delícia é o Baurú bem feitinho.

Coloque em uma panela larga água e deixe-a ferver. Acresça uma pitada de sal. Coloque fatias de queijo nela (pode ser vários tipos, mas o prato, o Ementhal, o Gruyère e a mozzarella são os mais indicados). Quando começar a derreter, com o auxílio de duas colheres de sopa vá misturando e fazendo uma espécie de bolota com os queijos. Retire e coloque sobre um pão que tenha uma fatia de rosbife ou presunto. Termine com rodelas de tomate e alface. Pode temperar com orégano.

Carne Maluca:



Na panela de pressão coloque óleo e deixe esquentar. Pegue um pedaço de carne, de preferência Lagarto e frite-a de todos os lados (selar). Acrescente água até dois terços da panela, um caldo de carne e uma colher de sopa de mostarda. Ligue o fogo alto e assim que a pressão começar a fazer a válvula chiar, baixe o fogo e deixe por 50 a 60 minutos.

Retire, deixe esfriar um pouco e desfie a carne.

Acrescente-a a um mix de legumes e ervas, como pimentão, cebola, salsa e cebolinha. Tudo bem picadinho.
Regue com azeite em abundância e umas gotinhas de vinagre de vinho ou de maçã. Misture e veja o sal. Se necessário, coloque.
Se gostar pode acrescentar pimenta vermelha bem picadinha, mas sem as sementes e a partes esbranquiçadas.

Abra o pão e coloque um generoso bocado dessa preparação.Se sobrar, dura, até, dois dias na geladeira.

Hamburguer:



Não vai me dizer que você gosta daqueles congelados de caixinha. Se gostar, pare a leitura e vá ver o futebol que deve estar passando na TV.

Se quiser fazer "o" Hamburguer, então faça assim, ó, prestenção:

Rala uma cebola e e amassa um dente de alho. Pica salsinha e cebolinha.
Compra, porque eles não dão de graça, carne moída (as melhores, e mais em conta, são o acém e o patinho, mas pode usar coxão mole ou qualquer outra carne) e mistura tudo com as mãos, bem misturado. Faz umas bolinhas, um pouco menor do que o tamanho de uma bola de tênis e depois amassa ela até ficar no formato de hamburguer.
Frita em frigideira bem quente, assim os sucos da carne não escapam e ela fica bem tenra.

O restante, você faz como quiser. Pode colocar junto com queijo, alface, tomate, bacom, ovos, etc.
É só montar no pão e colocar os acompanhamentos de praxe que eu já ensinei lááááá em cima nesse texto, como o Catchup, a maionese e a mostarda. Ou você não "prestoutenção"?

Você, se não comer carnes vermelhas, pode fazer com frango.



Sobremesas:
Um montão estão no blog, desde Caldo & Freddo a Gelatina de Cacau. Tudo depende da sua vontade, do tempo e do seu modo de encarar o feriado. Se quer simplicidade, abra uma barra de chocolate, mas se quiser fazer coisa boa mesmo e deixar todos babando, faça um Pavê de Chocolate.

Faz desse jeito, ó, prestenção direitinho que é fácil:


Pavê de Chocolate com Geléia de Frutas:




Você vai precisar de um pacote de biscoito Champagne, uma barra de chocolate meio amargo, leite, creme de leite, Nescau ou cacau em pó, granulado de brigadeiro e uma geléia de frutas a sua escolha.

Derreta no microondas o chocolate. Vai de 30 em 30 segundos, misturando, assim não queima embaixo e fica duro em cima. Assim que amolecer,  misture o creme de leite. Isso chama-se Ganach. Pode colocar uma colher de manteiga, se quiser. Isso dará mais textura lisa e brilho, mas como o ganach estará "dentro" do pavê, eu dispensaria para economizar calorias e artérias sangüíneas.

Em uma travessa, coloque uma camada de biscoito Champagne embebido de leite com Nescau (faz em um prato fundo a mistura e coloca as bolachas por poucos segundos, se não elas desmancham). Por cima, coloque uma camada do ganach. Repita mais uma camada de bolachas embebidas. Agora coloque uma camada de geléia de frutas. Ela está aí porque ajuda a quebrar o doce, sendo uma deliciosa surpresa, mas isso é opcional, coloca se quiser. Se não colocar, então, vai mais uma camada de ganach e mais uma de bolacha. Na cobertura, você pode colocar o ganach ou Chantily. Pode fazer o Creme Pastieur, o creme de confeiteiro. Depois polvilhe o granulado e leve à geladeira por umas duas a três horas.

Em vez do ganach, você pode fazer um brigadeiro, usando uma lata de leite moça, uma lata de leite normal com duas colheres de sopa de Maisena, quatro colheres bem cheias de Nescau. Mistura em fogo baixo até solidificar.

O pavê dura uns três dias na geladeira, mas eu aposto que não vai sobrar.

Mousse de Maracujá:


No Liquidificador, coloque uma lata de leite moça,uma lata de creme de leite e, usando uma das latas como medida, uma lata de suco concentrado de maracujá.

Bata até homogenizar e coloque em copinhos ou taças. Leve à geladeira por umas duas horas.

Se quiser, coloque a polpa de maracujá fresca para enfeitar.

Se estiver calor, aí onde você está, porque aqui não tá não, brrrr, você pode fazer sorvete, colocando a mousse no freezer e, depois de uma hora, espetandar os palitos de sorvete.

Isso, na verdade, é um "Creme de Maracujá", prático e simples, que chamamos de "Mousse", porém, o verdadeiro Mousse de Maracujá tem outra receita bem diferente dessa. 

Lanchinho da tarde:
Bolinhos de chuva:



Esse é "bába" de fazer. Prestenção:

Pega o liquidificador e coloca um ovo, uma xícara de leite, uma xícara de farinha de trigo, meia xícara de açúcar e uma pitadinha de sal. Se quiser que fiquem mais fofinhos, pode colocar uma colherinha de fermento em pó. Bata e deixe descansar por uns 20 minutos.

Depois, com uma colher, coloque porções no óleo quente, a 160º, ou seja médio, e frite dos dois lados. Retire e escorra em papel toalha. Depois role sobre uma mistura de açúcar e canela, ou só açúcar. Pode ser açúcar comum ou açúcar cristal.

Podemos variar imensamente esses bolinhos acrecendo de banana, chocolate, etc.

A mágica na cozinha acontece com boa vontade e um sorriso na face!




Bom , se com essas sugestões você não agradar, no próximo feriado largue todo esse pessoal mal agradecido e vá para um Spa.
Lá você vai descansar, mas duvido que coma tão bem, hehe!!!

Bye, bye

Serviço cumprido por hoje !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário