Facebook

Anéis de Lula a dorê, Aioli e Croutons Gigantes.








Uma entrada sensacional. Um prato que agrada gregos e troianos.

Limpe as lulas, retire os tentáculos (você pode fazer com eles a mesma coisa que fica muito bom). Corte a lula em rodelas. (Existem anéis de lula congelados a venda, não são ruins, mas a lula fresca tem sabpr de mar incomparável).

Há um tempo atrás li uma dica para deixar as lulas bem macias e repasso a vocês:

Coloque esses anéis dentro do leite e deixe por uns 30 minutos. Realmente ficam muito macias.

Vamos fazer o "dorê": Em um prato coloque farinha de trigo e tempere com sal e pimenta do reino moída na hora.

Retire os anéis do leite e passe por essa farinha temperada e leve a fritar em óleo vegetal em temperatura média, entre 160º e 180º até dourar. Retire e deixe-os secando em papel toalha. Essa fritura é rápida, portanto, não coloque para fritar e vá assistir televisão. Fique de olho sempre que cozinhar. Isso vale para tudo, a menos aqueles assados que ficam muito tempo no forno. Invista em um timer, isso sempre ajuda a não perder os tempos e é necessário em muitas receitas.

Agora o molhinho que acompanha, o Aioli.

Para fazer o Aioli autêntico, você precisa apenas de alho e óleo, mas eu resolvi dar uma incrementada e fiz assim:

Primeiro esmaguei dois dentinhos de alho no pilão (se não tiver, use o amassador ou esmague-o com a lateral da faca e pique o máximo possível). Pimenta do reino em grãos, esmagadas no pilão, também, e uma gema de ovo. Umas gotinhas de limão, que serve de emulsionante. Fui acrescentando um fio de azeite e batendo com o fuet (batedor de arame) para emulsionar, ou seja ficar com aspecto de creme. (você pode fazer no liquidificador, mas acaba sendo diferente, pois na verdade você está fazendo uma maionese temperada).

Na foto acima, acompanhei com uma saladinha de mini-agrião, temperado apenas com o mesmo azeite do Aioli, sal e pimenta do reino.

Acompanhei, também, com uns "croutons grandes". Croutons, normalmente, são aqueles quadradinhos de pão torrado passado no azeite e no alho que existem até prontos para vender, mas quase sempre são ruins, não passam de uma torradinha dura com algum sabor. Eu fiz maior para que as pessoas não precisassem de talheres para comer esse prato. Tudo pode ser "finger food".

Para fazer os "croutons grandes", corte o pão, no caso usei o italiano. Em uma frigideira coloque azeite e um dentinho de alho em fatias. Deixe esquentar um pouco em fogo baixo e retire o alho. Ele só serve para saborizar o azeite. Coloque as fatias de pão e deixe-as dourar, retirando logo a seguir.

Caso queira fazer os normais, corte o pão bem miudinho, em quadradinhos. Para isso, use pão amanhecido e deixe na geladeira um pouco, se não fica difícil cortar quadradinhos pequenos. Seu uso pode ser em saladas ou sopas.

Se você pensar, é uma ótima solução quando está sem pão e quer um para acompanhar sua refeição e só sobrou aquele pão de ontem, ou você tem apenas um pão de forma molegato e quer algo mais "mastigável".

Bom apetite meus queridos. Hoje é sábado, por isso aproveitem bem as receitas com muito mais calma. Aquela calma que só os fins de semana proporcionam. A menos que seja cozinheiro. Aí, em fins de semana, a porca torce o rabo, como dizia minha saudosa avó.




********





Nenhum comentário:

Postar um comentário