Facebook

Lombo Teriyaki com Figos e Batatas de Provence


(clique na foto para ver em tamanho maior)


 Era uma vez um Lobo Mau e "dois" Porquinhos...

- Péra aí !!!

Não eram "três" porquinhos ??

- Eram, mas o mais preguiçoso foi pra panela, hehe!!!

Lombo Teriyaki com Figos

Abri a geladeira e vi uma caixa de figos. Havia comprado um bonito lombo de porco ontem e estava pensando em como fazê-lo para servir no jantar.
Lembrei de uma frango que comi com "molho" Teriyaki há um tempo atrás e pensei em unir esses dois ingredientes. Teriyaki e figos.

O "molho" Teriyaki está entre aspas, porque na verdade não é um molho e, sim um "Glaze", uma preparação, uma técnica que usamos para preparar carnes, quer sejam de aves, peixes, carnes bovinas ou suínas. Esse "Glaze" tem a função de tempero e ao mesmo tempo de deixar brilhantes as carnes.

Em vez de usar esse "molho" pronto, industrializado, que são facilmente encontrados, fiz o meu próprio, assim poderia controlar bem o que teria de salgado e o que teria de doce.

Um quarto de xícara de molho de soja (30 ml), mais três colheres de sopa de mel, um pouco de gengibre ralado e poderia colocar um pouco de saquê, mas estava em dias de abstênio.
Ficou ótimo, bem equilibrado.

Cobri as fatias de lombo com o Teriyaki e levei ao forno na temperatura média/alta, por volta de 200º e deixei por 45 minutos, coberto com papel alumínio.

Enquanto isso, descasquei batatas e fervi por 8 minutos em água com sal. Deixei-as, um pouco, durinhas, porque ainda iriam ao forno para terminarem.

Numa frigideira, coloquei uma pedaço de manteiga, cortei os figos de comprido, em quatro, e passei levemente nessa manteiga derretida.
Deixei-os esperando de lado, enquanro o lombo assava no forno com o "molho" Teriyaki.

Passou o tempo, retirei o lombo do forno. Estava já macio.

Retirei o caldo que se forma no fundo da travessa e reguei as fatias de lombo e acrescendo os figos.

Precisava de uma acompanhamento neutro, então fiz as "Batatas de Provence"



(Provence é uma região na França, voltada para o Mediterrâneo, famosa pelas suas ervas e pelos pratos simples, usando muito azeite de oliva e não manteiga como é comum nas outras regiões francesas).

Com as batatas semi-cozidas, coloquei as "ervas de Provence": Tomilho e orégano frescos, uma pitada de louro em pó, alecrim e fugindo ao tradicional, pimenta do reino moída na hora. Uma regada com azeite de oliva e uns alhinhos tostados terminou o preparo

Coloquei no forno, que já estava aquecido, junto com o lombo e deixei por 10 minutinhos.

Reguei com o molho que ficou na travessa, novamente (a soma dos sucos do lombo com o Teriyaki, além dos figos). Servi e foi unanimente aprovado.

Você pode, se quiser, servir com arroz branco.




Obs: O Lobo Mau está atrás dos outros dois porquinhos, porque quer fazer essa receita hoje, de novo, hehe!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário