Facebook

Torta Crumble de Amendoim


Torta de Amendoin com Massa Crumble.

Resolvi aproveitar uns amendoins que estavam dentro de um pote aqui em casa há quase duas semanas. Comprei para fazer um Frango Xadrêz para um visitinha e sobraram.
Olhava e pensava: -Vou fazer uma paçoca.


Paçoca todo mundo sabe, é apenas uma mistura de amendoins e açúcar, masserados no pilão (sim, sou das antigas, gosto do exercício braçal). Fiz, mas deu uma quantidade grande, então resolvi aproveitar e fazer algo com ela, afinal amanhã tenho que fazer um jantar para 12 pessoas e estava testando algumas sobremesas.


Fui fazer um pavê, fiz, mas faltava algo com uma textura mais firme, algo que se contrapusesse ao doce da paçoca, que havia virado um creme de amendoím com a adição de um pouco de creme de leite e uma colher de cacau em pó.


Então fiz a massa Crumble.


Essa massa é uma delícia e serve de base a muitas receitas e acho que você devia anotar porque depois de come-la nunca mais deixará de pensar nela quando comer um torta doce.


Faça assim:


Pica 70 gramas de amendoim, amendoas ou castanha do Pará (eu usei a Castanha do Pará nessa sobremesa e deixei alguns grumos maiores, não transformando totalmente em um pó, pois, fica uma delícia encontrar um pedacinho da castanha inserida na massa) e coloca em um bawl ou vasilha de metal ou vidro.


Junte 70 gramas de manteiga gelada, 100gramas de farinha de trigo, 70 gramas de açúcar e uma pitada de sal. Misture (eu começo a misturar com o auxílio de uma colher de metal e quando já está bem mixado, aí sim, eu coloco minhas mãos e faço o "sable", uma massa semelhante a uma areia, assim ela não gruda muito nas minhas mãos,pois afinal sempre estou fazendo mil coisas ao mesmo tempo).


Abro a massa em uma forma de fundo removível com as mãos, tentando deixar, tanto o fundo, quanto a lateral na mesma espessura. Dá um trabalhinho, mas delicadamente vá empurrando, puxando, apertando que a massa espalha-se bem pela superfícies da forma. Quando está esticada, faça furos com o garfo, para a massa respirar e não levantar muitas bolhas enquanto assa.


Levo ao forno pré-aquecido em 180° por uns 15 a 20 minutos, até eu verificar que ela está seca. Retiro e deixo esfriar..


Coloquei o creme de amendoím (aquele que eu descrevi acima) e espalhei por dentro da massa.


Como há algo doce na massa e no recheio, bati um creme de leite fresco com apenas uma colher de sopa de açúcar, fazendo um Chantily não muito doce e um pouco azedinho. Passei por cima e deixei na geladeira por duas horas para firmar. (Poderia colocar um farelo da castanha por cima do Chantily, mas optei por colocar alguns grãos de amendoím torrado por cima para que as pessoas possam morder).


Como vou servir empratado, fiz cortes com um aro de metal, como na foto, mas você pode servir com o método tradicional, usando a faca.


Tenho certeza que vai ser um sucesso amanhã e na sua casa..


Nenhum comentário:

Postar um comentário