Facebook

Risoto "da Favela"






Mais uma vez sem imaginação, sem inspiração e sem saber o que fazer com as sobras do arroz de ontem, com aquela lingüicinha que sobrou no pacote ?

Vamos fazer um prato simples, "Cook Tem" disponível em casa.


Chamei de "Risoto da Favela", não por desrespeito a quem é obrigado a morar em lugares assim, mas por ser algo ao alcance de qualquer pessoa, mesmo as menos abastadas. Por favor, não se ofendam, tenho imenso respeito por todas as pessoas boas e honestas que moram em lugares assim e lutam a cada dia para sobreviver.

Vamos precisar, além do arroz e da lingüiça, ovos, pimentões (quanto mais cores deles, melhor,pois, ficará mais bonito e atraente o prato), cenoura , cebola,salsinha e cebolinha, além do sal e da pimenta do reino, se possível, moída na hora.

Muitas vezes fiz esse falso risoto para servir aos funcionários do Qorthon e nos dias que tinha esse prato eles adoravam e elogiavam tanto que acabei por incluir no cardápio, claro que sem esse nome de brincadeira que coloquei aqui no blog.


O passo a passo, bem explicadinho:



(clique na foto para ver em tamanho maior)



Você precisa do arroz "de véspera", ou seja, amanhecido, de ontem. Se o arroz for aquele arroz carnavalesco, que está "em blocos", aquele arroz "unidos venceremos", não se preocupe. Pegue um garfo e separe os grãos com ele ainda frio ou se a quantidade for grande, com as mãos bem lavadinhas, aperte os "blocos" e os grãos se soltarão. Esse tipo de ação é uma ação caseira, jamais faria em ambiente profissional, claro, mas é o jeito, porque precisamos dele bem soltinho.

Comece picando as lingüiças em fatias finas, fritando-as e colocando em papel toalha para ficarem bem sequinhas. Faça isso no começo e reserve.

Pique bem miudinho uma cebola e, com um mínimo de óleo, doure-as.

Acrescente pimentões cortados em brunoise (em quadrados pequenos).

Coloque, também, cenouras cortadas em quadradinhos pequenos (brunoise), ou "a julienne" (aqueles palitinhos finos) e dê uma salteada (misturada na frigideira).

Agora, a cebolinha picada (utilize a parte esbranquiçada das cebolinhas. São ótimas e o sabor é intenso).




Colocamos umas duas conchas de caldo de legumes. Eu sempre fiz meus caldos e acho o sabor incontestavelmente melhor do que os prontos (Deixei na postagem "Aprendendo a vida toda. Todo dia. Toda hora" como fazer caldo diversos, inclusive o de legumes. Dê uma olhadinha, se tem dúvidas").




Se tiver que usar o industrializado, esquente em um potinho um pouco de água e dissolva um cubinho. Coloque as duas conchas de caldo de lugumes e deixe amaciar os legumes, mas não deixe evaporar todo o caldo. Se necessário coloque mais, mas lembrem-se, o caldo industrializado tem muito sal, portanto, se usá-lo vá com calma.


Acrescente ovos enquanto há caldo na frigideira e, com a ajuda de um garfo, vá mexendo para que ele forme fios (assim como fazemos naqueles arroz japoneses). Deixe reduzir o caldo e com isso os legumes vão estar macios e cozidos, e os ovos prontos.
Misture tudo muito bem. Coloque as lingüicas previamente fritas e secas em papel toalha para retirar o máximo da gordura da fritura. Acrescente arroz e uma boa colher de manteiga para finalizar, misturando bem todos os ingredientes. Salpique a salsinha e, se quiser, um queijo ralado por cima.
Arrume uma tigelinha, um potinho, se não tiver um aro de metal, coloque o "risoto", pressione levemente e vire sobre um prato. Sirva.
Um "prato solução", um prato que pode ser servido sozinho, apenas com uma saladinha verde para "quebrar" a gordura.
Aproveitamos sobras, o custo é barato, rápido (não demora nem dez minutos para fazer, além dos 10 minutinhos para cortar os legumes) e que fica muito gostoso.

Um prato, sem dúvidas, Cook Tem



Nenhum comentário:

Postar um comentário