Facebook

Empanada Saltenã, Brigadeiro e Salada especial.





Uma refeição "Completa".





Muitas e muitas pessoas não gostam de refeições pesadas, principalmente à noite.
As vezes me perguntam se existe um prato leve, algo gostoso, para comerem sem irem dormir parecendo que levam uma bigorna no estômago.
Sinceramente, existem muitos pratos considerados leves. Algumas sopas, alguns sanduíches e as saladas.
Eu fico com as saladas, mesmo no inverno. Então usaremos como entrada.
Como um prato principal, na verdade um lanche reforçado, adoro as Empanadas Saltenãs.
E para a sobremesa, Brigadeiro de colher com coberturas variadas.










Entrada: Salada com molhos variados:

(Clique nas fotos para ver em tamanho maior)

Eu gosto de saladas ricas, cheias de vegetais e legumes e muitas vezes frutas acompanhando.

Deixo aqui uma sugestão deliciosa. Acho que é minha salada favorita.

Eu corto todos os vegetais "a julienne", ou seja, em palitinhos, porque além de ficar mais bonita, mistura melhor e é mais fácil de pegar com o talher.
(Pode parecer bobeira citar algo assim, mas você já deve ter ficado correndo atrás de alguma azeitona no prato e a "mardita" parece que tem pernas. - Vorta aqui quirida!!!"... E a desgramada comete suicídio e cái no chão)...(Tá rindo, né, mas aposto que uma vez na sua vida isso aconteceu).

Uso os seguintes legumes: Cenoura e pimentão vermelho.

As verduras, sou fã, da rúcula, do agrião e da alface americana., mas tem várias outras, até de nome engraçado. (Chicória, vai ser o nome da minha próxima cadelinha, hehe!!)

E as frutas, as melhores, são o tomate (sim, ele é uma fruta), a tangerina (mixirica) e a laranja.
Gosto também de colocar carambolas (adoro essas "estrelinhas") e o kiwi, mas evito o abacaxi que tanta gente usa, talvez por ser algo que não me faça bem, devido a sua acidez.

Tudo misturado, acrescento queijo frescal, o queijo branco, em cubinhos, mas poderia colocar ricota ou ricota temperada, em falando dos queijos mais comuns e saudáveis.

Tá Ripp, isso eu sei e todo mundo sabe, diria você.

E eu responderia:

O segredo está nos molhos.
Eles é que realmente farão com que a salada seja atraente e gostosa.

Existe o vinagrete, famoso e largamente usado, com azeite, vinagre e sal, mas isso é "carne de vaca", como dizia minha avó.

Porém,  existem outros, muito saborosos, e que só aumentam o prazer da salada.

Então vou deixar os que mais eu gosto, porque quem sabe seja o seu gosto, também, mas existe uma infinidade de molhos para a salada

Molho Thai:

Pico ou ralo bem fininho uma cebola rôxa. Se não tiver, vai a normal, mesmo (a cebola rôxa é mais docinha e mais suave, própria para saladas e consumo cru. O que causa essa cor é um pigmento contido na vitamina B1).
Acrescento duas colheres de molho de soja (shoyo), uma pimenta vermelha sem sementes bem picadinha, cebolinha fatiada fininha, uma colher de açúcar e azeite. Completo com um pouco de água para ficar mais fluido. Ultra gostoso e refrescante.

* Molho de maracujá (esse que usei na foto):

A polpa do maracujá doce peneirada, caso não goste das sementinhas, o sumo de meio limão siciliano (se usar o Tahiti ou o Galêgo, use apenas umas gotas, pois, são mais fortes), água (ou creme de leite fresco, se quiser algo mais encorpado), azeite , uma pitada de sal e pimenta do reino.

O maracujá doce é diferente do mais comum, o maracujá que usamos para fazer sucos. Ele é mais docinho e as sementes mais macias e podemos comê-las sem nenhum problema (a menos que tenha pedras nos rins ou hipercalcemia)

Molho Rosê:

Creme de leite fresco, catchup, molho ingês, sal e pimenta do reino. Você pode substituir o creme de leite por maionese e pode acrescentar uma gotas de limão se usá-la (com o creme de leite, não use).
Molho de Iogurte (diet):
Um pote de Iogurte desnatado, cebolinha picada, limão e pimeta vermelha sem sementes e picadinhas. Uma pitada de sal e pode acrescentar pepinos em cubinhos ou hortelã.
(O Iogurte pode ser usado para fazer a Coalhada Sêca. Antes dele ficar realmente sêco, se usar nesse molho, ele fica muito mais encorpado e gostoso. Sabe aquele gostinho azedinho delicioso no fim da deglutição? Aí você pode até comer esse molho com torradas e pão árabe que fica muito gostoso.
Meu santo pai que faz uma coalhada sêca divina. Paiêê, se tiver lendo, eu queroooo!!!)

Molho Caesar:

Maionese e limão, bem misturados. Uns filets de anchôva, azeite, sal. Há quem coloqueum dentinho de alho bem picado, mas eu não coloco pois acho o alho cru muito indigesto.

Molho Aioli:

Esmague dois dentinhos de alho no pilão (se não tiver, use o amassador ou esmague-o com a lateral da faca e pique o máximo possível). Pimenta do reino em grãos, esmagadas no pilão, também, e uma gema de ovo. Umas gotinhas de limão, que serve de emulsionante. Vai acrescentando um fio de azeite e batendo com o fuet (batedor de arame) para emulsionar, ou seja ficar com aspecto de creme. (você pode fazer no liquidificador, mas acaba sendo diferente, pois na verdade você está fazendo uma maionese temperada).

Molho Provençal:

Um pote de Iogurte, suco de meio limão e as ervas de provence (manjericão e tomilho). Eu coloco ainda salsinha e cebolinha bem picadinhas e uma colher de mel.



Prato Principal: Empanadas Saltenãs



Você vai precisar fazer com antecedência, pois, dá um certo trabalhinho, mas o resultado vale a pena.

Para fazer a massa, coloque em uma vasilha duas xícaras de farinha de trigo sem fermento, sal, 100 gramas de manteiga (meio tablete). Misture bem. Acrescente dois ovos e mexa com uma colher de pau. Coloque meia xicara (60 ml) de água morna e sove até soltar das mãos e forme uma massa homogênea. Embrulhe em um pano, depois de esfarinhar a massa e deixe por uns 20 minutos.
Separe em bolinhas, mais ou menos do tamanho de uma bola de bilhar e com o rolo abra como se fosse um disco de pizza pequeno (aproximadamente 15 centímetros de diâmetro).


Em uma panela, doure uma cebola picadinha em azeite de oliva. Coloque cubinhos bem pequenos contra-filet (300 g), uma pitada de sal e caldo de carne (duas conchas) e deixe por uns 20 minutos ou até a carne amaciar. Acrescente dois ovos cozidos bem picadinhos, algumas azeitonas picadas, uvas passas e uma colher de café de páprica e uma colher de café de pimenta calabresa. Confira o sal e coloque cebolinha bem picadinha.
Leve esse recheio a massa cortada em círculos e esticada. Molhe as bordas com água e dobre, fazendo a borda característica das empanadas puxando com o dedo polegar e o indicador, sempre uma dobra em cima da outra.


Pré-aqueça o forno em temperatura alta.

Pincele a massa com gema de ovo (algumas receitas "originais" aconselham a juntar páprica às essas gemas).Leve ao forno por uns 10 minutos ou até que fiquem douradas e a massa fique firme, em temperadura alta.

Elas ficam ótimas com um molho Tabasco.

Uma curiosidade: Essas bordas foram feitas assim desde a invenção da empanada, porque era comum as esposas servirem aos seus maridos que trabalhavam nas minas de estanho e, assim, eles poderiam comê-las segurando por essa borda e depois descartá-las. Isso porque dentro das minas era difícil poderem lavar as mãos.

Sobremesa: Brigadeiro





Brigadeiro quase todo mundo já fez , não é verdade?

Eu faço colocando uma lata de leite condensado, três colheres de cacau em pó (aquele da Nestlè, dos frades), uma colher de sopa de Nescau e uma colher de café de manteiga. Mexo em fogo baixo até começar a ver o fundo da panela. Não devemos parar de mexer em momento nenhum, para que não queime.
Deixa esfriar bem.
Unte as mãos e com uma colher de café retire uma porção do brigadeiro e enrole.

Agora as sugestões para ficarem diferentes:

- Enrole sobre côco em flocos e coloque uma ameixa sêca, passada no cacau em pó.
- Enrole sobre o cacau em pó e coloque um morando por cima.
-Enrole sobre Castanhas do Pará bem picadas (pode ser amêndoas ou avelã, também).
- Enrole sobre açúcar cristal.
- Enrole sobre "zest" de laranja (zest é a raspa da casca, sem pegar a parte branca).



Pode servir em forminhas ou em colher. Você escolhe.
Bom, agora temos um jantar completo. Parece muito trabalho?

 E é, hehe!!!
Mas vale cada minuto se for feito com prazer e pra quem a gente gosta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário