Facebook

Tomates Recheados com Gorgonzola, Ricota e Parmesão.



Tomates Recheados com Gorgonzola, Ricota e Parmesão.


Muito simples de fazer, mas tem umas certas manhas para ficar realmente bom.

A primeira é tirar a casca do tomate. Canso de ver fotos e mais fotos de tomates recheados e todas tem aquela casca queimada, indigesta de comer e de ver, soltando pelo prato por todos os lado.

Tirar as cascas é simples: Faça um corte em formato de cruz na "bundinha" do tomate. Coloque uma panela de água a ferver. Deixe outra com água fria. Coloque o tomate por um minuto na água fervendo, retire e coloque imediatamente na água fria. A casca sai que é uma beleza, sem problemas.

Agora com uma faca corte a tampa. Retire com cuidado a polpa e as sementes (não esqueça que sem casca o tomate fica mais frágil).

Vamos fazer o recheio:

Amasse ricota. Corte um pedaço de gorgonzola (o gosto você é quem vai definier, ou mais ou menos deste queijo é que dará o resultado) e pique bem picadinho. Misture os dois e coloque um pouquinho de requeijão para dar a liga e temper com salda picadinha, sal e pimenta do reino.

Coloque com uma colher pequena esse recheio dentro do tomate.

Cubra com uma porção de queijo parmesão ralado.

Deixe o forno pré- aquecer por 10 minutos em 200º.

Unte sua mão com azeite de oliva e passe na parte exterior do tomate (faça por último isso para que o tomate não fique escorregando nas suas mãos enquanto prepara), coloque em um pirex ou forma e leve ao forno até gratinar (deixe um pouco do recheio sair, assim, além de ficar bonito, você controlará melhor a gratinação.

Acompanhando carnes, torradas, saladas, o que quiser, esse acompanhamento ou mesmo prato principal é saboroso e e agrada os vegetarianos (não radicais por causa dos queijos) e os carnívoros.

Essa é uma receita que meu pai fazia e que deixou saudades. Hoje, as lembranças voltaram e fiz em homenagem a ele. Domingão ele vem almoçar aqui. Vou fazer de novo !!!!




************




Não esqueça de votar o Concurso Melhor Blog Gastronômico de 2011, clicando no link abaixo:

http://www.topblog.com.br/2011/index.php?pg=busca&c_b=21135065


Nenhum comentário:

Postar um comentário