Facebook

Chutney de Manga





Você olha aquelas mangas e pensa:
- Vou comer a fruta como sobremesa.
Eu olho e vejo um monte de pratos, inclusive salgados e agridoces.
Um deles, o Chutney, é um jeito diferente de usá-las, misturando com pimentas e outros ingredientes. É uma espécie de conserva, mas, também, uma mistura de sabores picantes e agridoces que combina muito bem com carnes e queijos, além de ser ótimo para lambiscar uma torradinha ou um pãozinho..
Fácil de fazer , quer ver?
Antes, uma dica: Para descascar manga, o melhor jeito é cortar uma fatia, passar a faca pela borda, virar para baixo, encaixando seus dedos entre a polpa e a casca. Depois com a mesma faca, corta o fundinho que ficou preso.
Precisamos de açúcar, sal, cebola, gengibre, vinagre e pimenta vermelha.
Para um gostinho extra, vamos usar dentinho de alho assado.
Começamos a colocar uma xícara de açúcar e de vinagre de vinho branco em uma panela e deixamos em fogo médio até formar uma calda grossa e clara (a parte agridoce do Chutney está nessa junção).
Quando estiver a calda pronta coloque duas mangas picadas em quadradinhos e mexa, misturando com a calda. Adicione um pedacinho de gengibre cortado miudinho, duas pimentas vermelhas grandes sem a parte branca e sem as sementes, também picada, a cebola, uma pitada de sal marinho e deixamos até as mangas desmancharem praticamente.

Neste ponto eu coloco o dente de alho assado (para fazê-lo, coloque os dentes de alho imersos em azeite de oliva dentro do forno por uns 40 minutos em temperatura mínima. Use o alho e aproveite um delicioco azeite saborizado com ele em vários pratos).
 O alho é opcional, coloca quem quiser, mas entenderam porque eu o coloquei abaixo.
O Chutney está pronto. Agora é só servir do jeito que quiser.
Eu o fiz para acompanhar umas bistecas de porco assadas e temperadas com sal, pimenta do reino e alho.
Por isso estou usando o alho no Chutney, para ser um agradável fator de ligação entre os elementos do prato (papo de Chefs, mas que é sempre bom lembrar, pois sabores contrastantes demais nem sempre fazem um prato harmônico, por isso, sempre se deve pensar nesses elementos de ligação).
Para enfatizar o gosto da manga, servi o Chutney sobre fatias da fruta fresca.
Foi aprovado por unanimidade por quem comeu.
Essa receita é uma receita que pode ser usada para fazer Chutney de Maça, de tomates, de pimentão vermelho (os mais comuns), ou mesmo de abacaxi, cebola, figo, etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário