Facebook

Gnocchi de Ricota e Espinafre



Ontem teve uma certa pessoa que ficou me atentando, como dizia minha avó, dizendo que ia comer um rondelli. Confesso que fiquei com vontade, afinal, sou viciado em massas e os Rondellis são especiais para mim. Adoro, principalmente os que tem nozes, pois acho que combinam demais com essa nóz e os molhos rosê e bechamel.

Como não sou de levar desaforo pra casa e nem de passar vontade, logo pensei:- Vou fazer, também, assim mato dois coelhos com uma cajadada: Satisfaço minha vontade e não fico por baixo.

Corri à geladeira e à despensa para ver ser tinha o necessário para fazê-los, mas dei de cara com duas coisas: Uma ricota e um maço de espinafre. Mudei a diretriz e pensei: - Uma bela salada de espinafre e ricota junto a uma carne fica muito bom, mas essa assombração dos rondellis ainda ficava me tentando. resolvi fazer e servir Gnocchis de Ricota e Espinafre.
Então vou deixar aqui a receita e podem estar certos de que fica uma delícia,é leve e não é tão difícil de fazer.

Como sempre, a Renatinha estava falando comigo no celular e resolveu fazer junto comigo, assim poderia surpreender sua família (supresa mesmo, porque ela nunca cozinha, hehe!!)

Foi deste diálogo e destas fotos que bati durante ele que saiu essa postagem que espero que gostem.


- Rê, vou fazer um nhoque com ricota e espinafre !

- Também quero, disse ela.

Então você tem duas opções: Ou pega um avião e chega logo aqui, se não vai acabar, ou faz aí.

- Vou fazer aqui, porque conheço a fera e sei que não vai ter paciência de me esperar chegar aí.
Mas...como faz?

- Simples, basta ter boa vontade. Vou mandando umas fotos pra você ver e você vai fazendo aí e vendo se fica igual.

- Como sempre, você é maravilhosamente cavalheiro (mentira, ela só me maltrata, hehe!!)

- Vamos lá. Começamos pelo início, ora pois!!!

Lave e separe as folhas do maço de espinafre.


- Já fiz !

- Agora vamos dar uma refogada nele. Coloque um pouco de azeite de oliva ou óleo vegetal na frigideira e dê uma mexida em fogo baixo. Tampe a panela por uns dois minutinhos, destampe e aguarde mais um minutinho. As folhas vão murxar e o volume vai diminuir muito, não se espante.



- Amor da minha vida, espera !! (pensei que era comigo, mas é assim que ela chama a cachorrinha dela)

- Bom, agoravamos colocar em uma peneira e deixar o espinafre com o mínimo de água. Aperte com as costas de uma concha, tente retirar o máximo de água que puder, assim irá menos farinha e o gnocchi ficará mais leve. Assim:



- Agora vamos picar, bem miudinho esse espinafre.

- Você sabe que eu sou uma negação com a faca.

- Saiba que com uma faca afiada você apenas precisa "bater" no espinafre e ele vai cortar. Faça isso muitas vezes e ficará bem picadinho.

Enquanto isso, coloque duas batatas para ferver em água com sal. Para que seja mais rápido, pique-as, assim a superfície delas aumenta e com isso o cozimento é mais rápido.



- Pegue a ricota e esmague com o garfo, deixando-a bem soltinha (algumas receitas mandam passar pela peneira, mas isso é besteira e transforma a ricota em um papa, além do que é bem chatinho fazer isso).
Agora misture o espinafre à essa ricota, mas faça bem feitinho, para que não fique aglomerados de ricota e do espinafre separados.Assim, ó:



Nesse momento, podemos colocar queijo ralado nessa massa. Não coloquei, pois quis a massa bem leve e depois de pronta com o molho, aí sim coloquei o queijo.
Agora iremos colocar a farinha, um ovo, um pedaço de manteiga na temperatura ambiente (Mais ou menos 40 gramas.Algumas receitas colocam até 150 gramas de manteiga para essas quantidades de ingredientes, mas acho exagero de calorias, embora a massa fique mais gostosa) e sal a gosto.
Se colocar o queijo ralado, irá menos farinha, no caso.

- Querido, quanto de farinha eu ponho?

- Olha Linda, a proporção correta para um gnocchi leve é de quatro para um, ou seja, se tem 400 gramas de batata, coloque 100 gramas de farinha, mas nesse caso temos que somar a ricota e o espinafre, portanto, usando duas batatas grandes, um pacote de ricota e um maço de espinafre, teremos aproximadamente um quilo, então usaremos por volta de 250 gramas de farinha. Essa farinha tem que ser colocada aos poucos para formar uma massa homogênia, tá bem?

- Sim, estou colocando e está virando uma bola!!!

- Exatamente assim. Quando sentir que está ficando coesa e firme, coloque esse dedinho lindo nele e veja se ele sai sequinho. Se sair, tá pronta. Outro método é pegar um pedacinho da massa e colocar na água fervendo. Se desmanchar na água, precisa mais farinha. Se subir, coeso e firme, ou tem farinha demais ou tá bom, hehe!!

Assim, veja:



- Agora vamos pegar um montinho e colocar sobre uma superfície esfarinhada e rolar, fazendo um tubo de mais ou menos um centímetro e meio de diâmetro. Depois com uma faca vamos cortar em pedaçinhos. Se quiser, depois pegue cada um e enrole, assim ficarão mais bonitinhos, homogênios e cozinharão por igual:



- Que lindo !!!

- Eu ?

- Não, os gnocchis, convencido !!!

- Bem, agora, em uma panela grande, vamos colocar água e assim que ferver, um pouco de sal.

Colocamos os gnocchis e assim que eles estiverem prontos eles vão subir à superfície e você, com um escumadeira, retira-os e coloca no escorredor de macarrão.

- Não vai esfriar?

- Vai, mas depois com os outros que chegam por cima e com o molho, eles ficarão na temperatura ideal.

- E como você vai fazer o molho? Que molho combina com esse espinafre?

- Quase todos. Pode ser bolonhesa, ao sugo, bechamel (molho branco), com queijos, apenas o Molho Pesto não fica muito bom, pois o manjerição e o espinafre concorrem com o sabor.

Eu fiz assim, bem simples:

Primeiro fiz um tomate concassé.

- Que troço é esse?

- Retirei a pele e as sementes do tomate maduro e piquei em quadradinhos, ou brunoise, como diz profissionalmente. Siga os passos das fotos que eu coloquei aqui embaixo:





Coloquei em uma frigideira um pouco de óleo e dourei uma cebola picadinha. Tinha uns bifinhos de mignon, então, cortei em tirinhas finas e fritei. Acrescentei o tomate concassé, sal, pimenta do reino e salsinha e cebolinha frescas, bem picadinhas. Depois que misturei aos gnocchis, uma generosa porção de parmesão ralado. E só. Poderíamos adicionar outras ervas, como a sálvia ou manjerona.



- Posso fazer com molho branco que eu gosto mais?

- Claro que pode. Eu fiz assim para um cliente:



- Aí, que lindo !!!

- Eu ?

- Não, panacão, o gnocchi !!!

-Obrigado pela parte que me toca, hehe!!!




****

Renatinha é uma mulher da ficção.
Uma pessoa amiga, companheira, leal, um ser humano sem igual, um amor, que está o tempo todo comigo, quer seja ao vivo, quer seja virtualmente, que em todos os momentos, quer sejam os melhores ou piores, pude contar com ela, além de ser um mulherão.
Uma pessoa assim não existe.
Deve ser imaginação da minha mente, mesmo.







6 comentários:

  1. Mázinho, lembre-se sempre: - você é um dos melhores presentes que a vida me deu.

    Te adoro cada dia mais!

    Muitos e muitos beijos!

    Renata

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?
    Queria te dar os parabéns seu blog é espetacular muito bom mesmo.

    Desculpe vim por aqui para mais tinha visto uma postagem sua no orkut sobre uma apostila de receitas de boteco sua na epoca até tentei baixar mais dava corronpido sem possivel gostaria que o sra mandase ela por meu e-mail ou me mandase o link, meu e-mail é fn_rabatini@hotmail.com

    obrigado.
    abraços.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por estar entre os TOP 100 do Prêmio TOP BLOG!
    Sucesso no 2o. Turno!
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Blog......abriu o apetite..rsrsrsrs...Grande Abraço!!!
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de te parabenizar pelo blog, ótimo conteúdo!!
    E muito mais ainda por estar no TopBlog!!
    Sucesso!!
    http://penseoamanha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Rip, parabéns cara! Seu blog é sensacional. Sempre que posso dou uma passadinha por aqui.
    Um abraço e obrigado por existir!

    ResponderExcluir