Facebook

As sopas ajudando a enfrentar esse inverno.











O frio esse ano está bem forte.

Eu mesmo, que não sou de ficar tremendo, estou encapotado, com os dedos duros e com dificuldade para digitar. Ainda bem que existem notebooks, assim essa postagem está sendo escrita debaixo do meu edredon, com uma grossa manta de lã por cima, na minha cama, onde ronca aos seus pés meu cachorro, claro que deitado no chão, sobre o tapete e mais o seu cobertor, especialmente esticado por mim e, todo embolado por ele.

Pensei em comidas para o inverno.

Existem muitas. Carnes com mais gorduras, molhos mais incorpados, sabores mais forte, mas,nada, nada lembra mais o combate ao frio que uma bela sopinha.
Muita gente acho que não fica satisfeita com elas, mas, isso se deve, também, ao fato que muita gente lança mão de usar as prontas, cujo valor calórico é alto e o sabor e a nutrição são muito abalados.

Nada como um sopinha caseira, gostosa, nutritiva e, acima de tudo, reconfortante como só as sopas no inverno são.

Há muitas. Somente em meus arquivos tenho mais de 200 receitas de sopas. Algumas são exóticas, outras se dão melhores em tempos mais quentes, ou são cheia de ingredientes pouco usados ou exóticos.
Algumas tem nomes pomposos, mas são simples de fazer, outras parecem fáceis, mas são complicadas demais para quem não tem tempo.

Escolhi algumas delas e sei que todas são possíveis de você fazer em sua casa, sem nenhum problema.

Logicamente, existem as básicas, que são aquelas que desenvolvemos um algo mais para fazê-las melhores ainda.

Uma das sopas que mais faz sucesso em minhas receitas é a:

Sopa de Abóbora.

Sopa e torradas feitas pela Daniele, inclusive os dedos, mas esses foram os pais dela que fizeram.

Uma sopa rica, fácil de fazer e que, obviamente, fica deliciosa.

Para fazê-la você precisa de poucos ingredientes.
Abóbora, batata, creme de leite, cebola e sal, além de um caldo bem feitinho.

Comece pelo caldo.
Coloque em dois litros de água o que chamamos de "mirepoix", ou seja, um talo de salsão, uma cenoura e cebola. Para ele ficar mais gostoso, com sabor mais marcante, aí vai uma dica de chef: dê um salteada na manteiga antes. Amarre os vegetais e coloque dentro da água. Procure usar água mineral, pois a água da torneira, além da qualidade duvidosa, possui cloro e pode deixar aquele sabor residual desagradável no caldo.
Agora adicione uma pedaço de carne. Pode ser um pedaço de acém, de músculo ou de lagarto. O bom é que depois você pode fazer uma bela receita com eles, desfiando e colocando na sopa, ou mesmo uma carne temperada, com a famosa carne maluca, para usar em sanduiches.
Coloque sal e deixe ferver, por no mínimo, umas três a quatro horas em fogo baixo. Sei que isso pode parecer muito tempo, mas você pode colocá-lo a fazer de manhãzinha e deixar cozinhando, sem se preocupar, pois não sobe e vaza e não precisar ficar mexendo toda hora.
Pode-se, ainda, fazer uma quantidade maior e congelar. Seu uso vai além das sopas. Pode ser usado, até, na polenta que eu descrevi ontem. Outro bom prato de inverno, diga-se de passagem.

Com o caldo pronto, vamos à sopa, propriamente dita.

Primeiro pique uma cebola em brunoise (em quadradinhos), assim com um dente de alho e, depois, leve à panela para dourar. Não deixe ficarem muito escuro, pois eles devem participar harmonicamente da sopa e não sobrepujá-la e nem alterar sua cor.
Quando estiverem dourados, coloque a abóbora cortada em cubos, assim como uma batata e despeje o caldo, deixando ferver em fogo baixo por uns 45 minutos ou, até, você espetá-los com um garfo e sentir que já estão macios.

Se tiver um processador, coloque esse preparo nele e bata até transformar em um creme, adicionando um pouco de creme de leite. Se este for fresco, muito melhor. O creme, tá, hehe!!!

Leve ao prato e coloque por cima um fio do creme de leite para enfeitar.

Para acompanhar essa sopa, minha sugestão maior é o bolinho de arroz. Fica uma delícia junto à essa sopa e dá aquela sensação de saciedade.

Podemos, ainda, colocar um queijo do tipo gorgonzola junto à sopa, para ela ficar mais rica e calórica.


Sopa de Mandioquinha.



Essa é bastante simples. O mais chato, acho, está em descascá-las. Fora isso, não há dificuldades.

Depois de descascadas, coloque em uma panela com água mineral e as deixe fervendo até amaciar. Isso demora entre 6 a 8 minutos, dependendo do seu fogão.

Agora em uma panela, doure uma cebola picadinha e, se quiser, meio dentinho de alho.

Acrescente a mandioquinha a um caldo caseiro de legumes e mexa por algum tempo, pois ela já está cozida.

Desligue o fogo e leve ao processador ou ao liquidificador.

Verifique o sal e acrescente salsinha bem picadinha. 

Você pode incrementar essa sopa, caso queira, embora não seja necessário, com carne seca desfiada. Fica muito bom, mas cuide de que ela esteja desalgada e macia.

Acompanhada de torradinhas de alho, devidamente explicadas nesse blog, é um "diliça"!!!



Sopa de feijão com Macarrão e Couve.



Uma das minhas preferidas.
Faça o feijão do jeito tradicional.

Não sabe fazer feijão?
Não tem problema, eu explico, prestenção:

Deixe por algumas horas uma xícara de feijão em um vasilha com água.
Isso serve para "amaciar os grãos" e, também, para separar alguns grãos que podem não estarem bons, pois eles flutuam, devido à criação de uma bolhas de "ar" que se formam, devido à ação, por exemplo, de bactérias. Retire-os, mas, não dispense essa água, pois, será nela mesma que faremos, por isso, quando colocar o feijão na água, já use a mineral ou a filtrada.
Aliás, em culinária bem feita, toda água deve ser assim, nunca direto da torneira a não ser para lavagem dos ingredientes.

Agora coloque esse caldo e os feijões na panela de pressão, tampe e ligue em fogo alto. Quando começar a chiar a válvula da pressão, abaixe ao mínimo o fogo e deixe de 20 a 25 minutos cozendo.

Para abrir, retire a pressão primeiro, liberando a válvula e, para facilitar e ir mais rápido, embaixo da torneira ligada.

Volte ao fogo baixo e tempere com cebola, alho, sal e, se quiser, salsinha e cebolinha.

Se não engrossar, retire um concha do feijão pronto, amasse com o garfo e volte à panela. Deixe fervendo, mexendo a cada minuto para não queimar os que estão no fundo da panela. Fogo baixo, heim !!

Esse é o básico, depois você pode temperar com carnes, tipo lingüiças, bacons e paio. Vai do seu gosto.


Agora para a sopa, coloque esse feijão no processador ou liquidificador e bata.

Acrecente o macarrão, mas ele deve ter sido fervido, escolado fora da sopa. Tem gente que coloca o macarrão cru na sopa e deixa ele cozinhar nela. Isso deixa um gosto horrível de farinha. Não faça isso. Coloque-o depois de cozido e, se puder, após escoar, ainda passe uma água por ele, assim retira mais a farinha. Pode até ser fria, pois ele vai esquentar na panela com o feijão.Também não deixe-o muito mole, pois pode desmanchar durante o preparo.
 Os macarrões mais comuns são o gravatinha (farfalle), conchinha (orecchiette) e o spaghetti.

Agora vamos colocar a couve.

Se você colocar a couve diretamente na sopa, como ela verte muita água, pode deixar a sopa meio ruim.
Fatie fininho, passe a couve pela frigideira com um pouco de manteiga, salteando a verdura por uns três a quatro minutos e depois coloque na sopa.

Feito tudo isso, deixe bem quentinha e sirva com torradas.

Deixa essa sopa melhor ainda:
depois de servir no prato colocar um fio de azeite de oliva de boa qualidade e extravirgem por cima.


Não se deixe assustar pelo nome, essa sopa é muito gostosa. A francesa que você pode convidar para jantar nesse friozinho e, com certeza, você vai gostar.


Soupe à L'Oignon Pied de Cochon:

Sopa de Cebola gratinada com torradas e queijo



Pré-aqueça o forno em temperatura média.
Em uma assadeira coloque 4 cebolas fatiadas em rodelas grossas.
Adicione uma xícara de vinho branco seco (se não quiser usar vinho, coloque a mesma quantidade de caldo) e 2 colheres de sopa de manteiga. Asse até as cebolas ficarem macias e quase todo o vinho seja evaporado. Retire do forno.

Quando retirar as cebolas da assadeira, não esqueça de retirar o caldinho que ficou no fundo da assadeira. Guarde-o numa jarra ou vasilha até montar a sopa.

Em outra assadeira, arrume as fatias de pão. Pincele as fatias com a manteiga derretida, pincelando os dois lados de cada fatia. Asse o pão ate corar bem escuro, mas não queimado. Vire as fatias para dourar os dois lados. Leva mais ou menos 8 minutos para dourar cada lado (lembre-se, por causa da manteiga, o lado de baixo assa mais rápido do que o lado de cima). Você poderá fazer esse passo na frigideira, caso seja pouca quantidade. Passe a manteiga nas torradas e, em fogo médio, frite-as dos dois lados.
Se for assar, asse junto com as cebolas, para economizar gás, mas as torradas ficam prontas antes. Não há problemas em abrir o forno para retirá-las.

Ferva o caldo, que, de preferência, deve ser de carne ou de legumes.

Esquente o forno em temperatura alta (220º) . Arrume as cebolas no fundo de cada cumbuca ou prato fundo. Encha a cumbuca, ou prato fundo, até que fique 3/4 cheia com o caldo.
Ponha as torradas na superfície "tampando" a sopa.
Coloque o queijo ralado ou em pedacinhos por cima (o original é o gruyère, mas, pode usar o parmesão, parmesão e, até, mozzarella, que são mais fáceis de encontrar. (Eu usei o parmesão nessa foto).
Leve as cumbucas ou os pratos ao forno até gratinar.
Depois, se quiser, pode ainda colocar mais um pouco do queijo picado, sem estar derretido.

Você pode preparar as cebolas e o pão com antecedência, assim na hora da refeição é só colocar o queijo nas cumbucas e levar para gratinar.

Gratine individualmente, se possível, em cumbucas individuais.

Essa sopa pode ser encontrada com o nome de Gratinée des Halles, também, embora haja sutís diferenças entre elas

Para as torradas não ficarem murchas, coloque sobre a sopa na hora de gratinar. Elas absorvem o caldo com o tempo e desmancham-se caso fiquem muito em contato com os líquidos e o interessante é que elas tenham a textura mais firme.


Creme de legumes



Descasque batata, cenoura, abobrinha, cebola, um dente de alho e mandioquinha. Se quiser, ainda pode colocar chuchú (ou xuxú, se você que está lendo for a Xuxa) e abóbora (ou moranga)
Coloque na panela de pressão por uns 12 a 15 minutos. Retire e bata no liquidificador.
Tempere com sal e pimentinha do reino moída na hora e salpique salsinha picadinha.


Pappa al Pomodoro



É difícil deixar uma sopa de tomate sem gosto de molho de macarrão, mas essa fica muito boa.
Numa panela funda, em fogo médio, refogue três dentinhos de alho no azeite.
 Adicione oito tomates, sem pele, e refogue-os por uns 3 minutos, ou pode usar duas latinhas de tomate pelado. Adicione uma xícara de vinho branco seco e dois a três talos de manjericão com suas folhinhas. Cozinha mais uns 5 minutos até reduzir. Adicione quatro xícaras de caldo de galinha.
Tempere com sal e pimenta do reino ao seu gosto. Retire o manjericão (se necessário, côe).
Corte ou rasgue o pão francês em pedaços grandes.
Arrume o pão em cada prato fundo. .
Sirva morninha e, se quiser, com mais pão e azeite ou torradas de alho com orégano.


Caldo Verde




Caldo verde, nada mais é que uma sopa cremosa de batatas, acrescida de couve e umas fatias de paio ou lingüiça calabresa seca.
É forte e alimenta, pois é bem substanciosa.
Já cheguei a fazer esse caldo para mais de 200 pessoas. A única coisa difícil é descascar as batatas. Parecia que eu estava no exército, hehe!!!

Descasque e cozinhe as batatas, tranformando-as em um purê.
Doure cebola picadinha e acrescente-as ao purê de batatas.
Coloque a couve fatiada e salteada antes com manteiga, assim como expliquei na sopa de feijão.
Acrescente paio fatiado fininho e coloque em fogo baixo, acrescentando leite.
Quando estiver na textura desejada, se quiser, coloque um pouco de creme de leite fresco e tempere com sal.

Sirva bem quente.


Sopa de Ervilhas com Bacon



Essa é bem comum, mas não deixa de ser muito gostosa.
Para facilitar, use ervilhas congeladas, se não puder usar as frescas. Deixe-as de molho, até descongelar, em água.
Refogue cebolas picadinhas na gordura do bacon, que está picadinho e já passado pela frigideira.
Retire um pouco desse bacon para acrescentar depois de bater a sopa no processador.
Acrescente as ervilhas, e dê uma pequena refogada.
Às vezes, coloco uma metade de pimentão, apenas para variar.
Coloque caldo de legumes, de carne ou galinha, o que estiver pronto.
Deixo fervendo por uns 5 minutos em fogo baixo e bata no processador.
Agora retorne à sopa aqueles pedacinhos de bacon que foram retirados antes e misture.

Sopa Thai



Essa é pra quem gosta de sabor e de pimenta !!!

Primeiro, faça aquele caldo que eu tanto falo nas postagens anteriores. Um caldo de carne,  nesse caso.
Corte cenouras, vagem, cebola e pimenta vermelha à julienne, ou seja, palitinhos bem finos.
Coloque os vegetais nesse caldo e deixe ferver, em fogo baixo por 6 a 8 minutos, dependendo se quer os vegetais mais macios ou um pouco mais durinhos.
Junto a esse caldo, acrescente carne de porco. Pode ser filet mignon, pode ser lombinho, pedaços de costela, o que quiser.
Veja o sal e sirva bem quente.
A quantidade de picância vai depender da quantidade de pimenta que colocar. Para esse pote da foto, foi uma e estava razoavelmente "quente", porém suportável.
É imperativo que tire as sementes e a parte branca.




******

Agradecimentos:


Daniele pela foto da Sopa de Abóbora, que espero que não tenha metido aqueles dedões dentro.

 Renata pela ajuda de sempre na revisão

Minha irmã que patrocinou as sopas, mas vai ganhar muito em cima disso.

e

A minha mãe e meu pai, porque sem eles eu não estava escrevendo aqui. (Extensível aos meus avôs e os pais deles e os pais deles...)

Um comentário:

  1. Olá Ripp,
    Adoro seu blog, viu! Super inspirativo e engordativo...rsrsrs...
    Só para dar uma dica, no creme de abóbora eu costumo colocar junto durante o cozimento, um pedaço de gengibre picado que bato junto no liquidificador quando a abobora está bem macia. Fica divino, aprendi a fazer assim em um refúgio no meio da neve em Bariloche. Nunca mais consegui fazer creme de abóbora sem gengibre, viciei... parece que dá uma esquentada a mais, fora o aroma e paladar.
    Se quiser, faça a experiência.
    Essa semana fiz um festival de sopas aqui em casa, depois vou postar as fotos e receitas no meu blog pois hoje não dá tempo...
    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir