Facebook

Macarrão com Legumes e Molho Branco (Bechamel)

Torre de Macarrão... com Legumes e Molho Branco


 
Prato fácil de fazer que pode salvar você naquela hora que não tem aquela vontade de ficar muito tempo na cozinha ou o tempo que o estômago exige é pequeno.



Coloque o macarrão (pode se spaghetti, talharin ou qualquer tipo que você goste) em água fervente com sal e deixe a massa "al dente", ou seja durinha. 
Entenda que ainda haverá cozimento da massa, por isso, não deixe-a muito mole ou vai desmilinguir toda.

Prefira massas frescas, mas se usar as massas sêcas, opte pelas de boa qualidade.
A massa fresca custa um pouco mais caro, se não puder fazer a sua, mas realmente tem textura e sabor diferenciados.

Enquanto ferve a pasta, vamos fazer o molho:


Em outra frigideira, derreta manteiga e refogue ou salteie nela a cenoura e a cebola picadinhas. Quando começarem a ficar macias, coloque ervilhas (não use as de lata. Use as frescas ou as congeladas, que não estão imersas na salmoura. Reserve.

Agora famos fazer o molho bechamel, o tal molho branco, bem feitinho.

Derreta duas colheres de sopa de manteiga, sem deixar queimar. Acrescente duas colheres de farinha de trigo, aos poucos, mexendo sempre. A relação de quantidade é sempre essa: colocou duas colheres de sopa de manteiga, coloque duas colheres de sopa de farinha (de modo normal, sem ser muito cheia e nem muito vazia).

Mexa sempre esse "roux" e procure não deixar queimar e ficar marrom. Mexendo e usando fogo médio, não dá xabú !!!

Aos poucos vá colocando leite morno e mexa para incorporá-lo e formar um creme espesso. A consistência vai depender da qual você quer. Se colocar pouco leite ficará grosso e o inverso, muito ralo.

Esse leite pode ser aromatizado antes. Como fazer?
Coloque em uma panela o leite (se usar a proporção de duas colheres de sopa de manteiga e de farinha, use 50 ml deleite). Junto coloque um cebola inteira, uma folha de louro e dois cravos-da-Índia. Deixe levantar fervura e desligue o fogo. Tampe a panela e deixe uns 15 a 20 minutos (isso chama-se infusão). Nesse tempo o leite irá amornar, perfeito para somá-lo ao roux (a manteiga e a farinha que preparou anteriormente).

Rale noz moscada, uma pitada de pimenta do reino branca (ela é mais suave que a preta) e sal a gosto.


Não use os comprados moídos. Procure sempre moer. Os sabores, a punjência e os aromas são completamente diferentes, tanto na pimenta, quanto na noz moscada.

Uma observação
:
Muita gente tem a noz moscada há anos, guardadinha no vidrinho e, pela aparência, acha que ela está perfeita. Não está, acredite.

Procure reciclar seus temperos.
Uma boa compra de temperos para o mês todo, em uma boa barraca na feira, não passa de alguns reais, quando muito você gasta de 5 a 6 reais.
Uma listinha boazinha e básica para comprar nessas barracas de feira: Pimenta do reino preta e branca, uma noz moscada, açafrão da terra, aquelas pimentas desidratadas misturadas, canela, folhas de louro. Porém é muito melhor usar frescos, orégano e salsinha.
Acredite, comprando isso mensalmente, sempre os terá frescos, com um custo muito menor que os saquinhos comprados em supermercado, porque os bolores e mofos se instalam muito rapidamente e,muitas vezes, nem percebemos porque não são visíveis. 

 
Continuando...

Agora coloque os legumes que salteou nesse molho. Se estiver muito grosso, coloque um pouco de leite.

Escorra o macarrão e coloque esse molho. Misture tudo com delicadeza, colocando salsinha fresca picadinha junto.


Pronto, sirva acompanhado de carnes vermelhas ou frango, se quiser e queijo ralado, na hora, de preferência.







** Muita gente me pergunta como faço essa torre com o macarrão, para dar uma apresentação mais bonita. É fácil.
Você precisa apenas uma daqueles garfos de churrasco, com duas pontas e ir enrolando na panela e com a ajuda de uma espátula ou escumadeira, levar ao prato.

O molho tem que ser grosso para isso, assim como o macarrão não deve ter sido cortado, permanecendo inteiro, como deve ser a massa do tipo spaghetti ou talharim bem feito, sempre.

Você pode colocar frango desfiado junto, ficando mais rico o prato.

A noz moscada e a pimenta do reino, embora eu as ache fundamentais, são opcionais. Se não gosta, não use.

Sirva quente. Esse prato frio é um horror.

Se sobrar molho e quiser usar depois, guarde na geladeira e na hora de usar acrescente um pouco mais de leite e esquente em fogo baixo. Como a base é leite e creme de leite, não é um molho que deve ser guardado por muito tempo. Em 24 horas começa a se degradar. Mantenha sempre na geladeira, se armazenar, mas tome o cuidado de colocar um pedaço de filme pvc em contato com a superfície do molho, assim não cria aquela película desagradável.

Outra dica: Deixo sempre um pouco de molho separado e aqueço colocando por cima e nas laterais do prato ao servir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário