Facebook

Torta mousse de limão e chocolate.



Torta mousse de limão e chocolate.
Começe por fazer a massa base, a pâte sucrée (massa podre) ou a pâte sabléé (massa areia).
Eu opto sempre por essa última e fiz assim: .
Misture a manteiga com o açúcar impalpável (pra quem não sabe é o açúcar de confeiteiro que foi triturado acrescido de amido de milho) e misture até o açúcar derreter.
Coloque um ovo e misture. Você pode aromatizar com raspas de limão. (Nessa fase, vocêpode usar o fuet).
Agora coloque a farinha peneirada junto com um pitada de sal. Agora troque o fuet pelo pão-duro, a espátula de silicone, e misture bem até a farinha estar totalmente dissolvida.
Com as mãos, faça uma bola, coloque em um bowl e cubra com filme plástico. Leve à geladeira por, no mínimo, três horas antes de esticá-la.
Leve ao forno para dourar, por mais ou menos 18 a 20 minutos, na temperatura de 180º. Deixe esfriar.
Com a massa fria, vamos colocar o recheio com a mousse de limão.
A mousse se faz misturando no liquidificador uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite sem o soro, uma lata de suco de limão peneirado e gelatina sem sabor, que deve ser dissolvida antes de acrescentá-la. Se quiser, nessa fase, acrescente zest de limão (a casca dolimão bem picadinha).
Coloque sobre a massa e leve por três horas na geladeira.
Você pode dar a forma que quiser, dependendo da forma que usar. Pode-se fazer individuais como na foto ou para toda a família, sendo bem mais fácil essa segunda opção.
Depois da mousse estar firme e gelada, vamos cobrir com chocolate, que na verdade não é puro e sim o famoso ganache, uma mistura em partes iguais de chocolate meio-amargo com creme de leite, se possível fresco.
É uma receita trabalhosa na primeira vez que fazemos, mas com o tempo ela se torna muito fácil de se fazer e você pode usar outros tipos de recheios como o de morango, de maracujá, etc.
A massa pode termuitas variações dependendo do recheio. Você pode faer a massa Crumble adicionando castanhas do Párá ou amêndoas moídas.
Aproveitando, se retirar o açúcar da massa Sablée, você tem a pâte brisée usada em tortas salgadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário