Facebook

Caponata de Abobrinha ao Sabor de Anchovas




Essa receita é muito simples e pode ser feita com uma série de vegetais e pode servir de guarnição ou mesmo um petisco, entrada, acepipe, hors d'oeuvres, appetizers, antepasto, como quiser chamar.
No caso servi como entrada sobre uma torradinha de pão árabe, sem fermento e somente levemente tostada.

Comece por fazer as torradinhas, cortando o pão e em cada uma passe um dente de alho, esfregando apenas para deixar um leve aroma, assim como fazemos nas bruschettas. Não toste demais, para que não fique quebradiça.

Descasque as abobrinhas e corte-as em quatro no sentido do comprimento.
Coloque cada bastonete lado a lado e corte de novo, procurando fazer um corte em diagonal.
Corte uma cebola roxa em brunoise (cubinhos) e um tomate concassé (sem pele e sem sementes cortado em cubos). Amasse um dente pequeno de alho e pique salsinha e cebolinha. Reserve. (para cada abobrinha grande, meia cebola pequena, um tomate, meio dentinho de alho).

Na panela coloque azeite de oliva, mas procure não usar o azeite extra-virgem, pois ele não se comporta bem no fogo por longa exposição. Em fogo médio/alto coloque a cebola e deixe-a translúcida. Coloque o alho e misture. Ao colocar as abobrinhas, misture bem para que o azeite, a cebola e o alho se misturem e saborizem a abobrinha, que vamos e venhamos não tem muito sabor. Deixe uns 5 minutos e depois coloque o tomate concassé. Novamente misture.

Enquanto amacia, corte uns filezinhos de anchova a ponto de ficar quase uma pasta e coloque em um potinho junto com duas colheres de azeite extra-virgem para cada abobrinha que usou.

Quando estiver macias as abobrinhas, desligue o fogo e acrescente salsinha e cebolinha bem picadas.. Mexa e espere amornar.

Agora experimente o sal e veja quanto quer colocar (não colocamos antes para evitar que a abobrinha solte muita água, assim elas ficam mais sequinhas e não forma aquela sopa de sucos de abobrinha e tomate no fundo da panela)

Agora regue com o azeite anchovado e coloque sobre as torradinha.

Sirva e saiba que esse é um aperitivo vegetariano, de baixa caloria, ótima digestão e um sabor incrível que até os carnívoros vão apreciar.

  • Você pode usar a berinjela e fazer a caponatta de berinjela, mas para que fique perfeita você tem que fazer um passo chamado de “degorge” que é fatia-las, colocar sal e açúcar, deixar ela em uma grade e depois secar com um papel absorvente, assim não fica aquele amargor.
  • Se não gostar de anchovas, não use, apenas regue com o azeite e, se quiser, acrescente passas brancas.
  • Em receitas normais usamos pimentão, azeitonas, vinagre, etc. Eu evito para que não me ataque o estômago, mas você pode usar se quiser.
  • A Caponatta dura de dois a três dias dentro da geladeira e, por isso, você pode fazer com antecedência.
  • Ela é ótima para acompanhar carnes como guarnição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário