Facebook

A verdade em cima do que falam sobre as massas !!!

Você sempre escutou que as massas eram invenção dos chineses, mas historiadores modernos destrincham o caminho que elas seguiram até chegarem em nossas mesas.
Durante muito tempo, achamos, porque sempre ouvimos, que o famoso viajante Marco Polo, em suas visitas à China, havia trazido em 1295, alguns fios de spaghetti e os apresentou aos italianos, sendo imediatamente consagrado.
Mas isso não é verdade. Na verdade essa "estória", sim sem o "h", teria sido criada por um anunciante a pedido de um comerciante canadense de massas. Apenas uma jogada de marketing, muito bem sucedida, diga-se de passagem.
Na verdade, as massas já existiam há milênios.
Embora chineses e árabes queiram a si a patente da invenção, existem relatos de massas, na verdade uma pasta à base de cereais e água, desde 2500 A.C.
Só para confirmar a história (agora com "h"), no ano de 827, durante a conquista da Sicília pelos árabes,  esses intriduziram a novidade na ilha, o Itriyah , uma massa seca muito consumida pelos povos nômades e de lá indo para Nápoles, Roma, Viareggio...
Um pesquisador americano, nos anos 90, Charles Perry, encontrou pistas em duas palavras emprestadas do grego antigo e do Talmud, a bíblia dos hebreus. Escrito provavelmente, no século quinto, antes de Cristo, faz a primeira referência a um macarrão cozido, uma massa chata usada em cerimônias religiosas.
Na Roma antiga, por volta do século VII A.C, comia-se uma papa de farinha em água, chamada Pultes, que junto à carnes e legumes, chamava-se Puls Punica e com queijo e mel, Puls Julia. Há, em um inventário de um soldado genovês, a presença de uma cesta de massas, e esse documento foi feito décadas antes de Marco Polo e está guardado no acervo do Museu do Sapaghetti, na Ligúria. Nele a palavra Macarronis, derivada da palavra Maccari, que significa "achatar" aparece pela  primeira vez. Outra referência é o spaghetti, derivado de spago, o que em italiano significa barbante (lógico, não?).
Mas foram os italianos que a transformaram no jeito que conhecemos as massas hoje, acrescentando a farinha de grano duro, o que permitiu o ponto de cozimento correto de uma boa massa.
Uma coisa é certa: os italianos são os maiores difusores e consumidores vorazes deste incrível alimento que possue mais de 500 variedades. Na Itália ela adquiriu as formas que hoje conhecemos, incontáveis molhos, tornando as massas um dos pratos mais apreciados no mundo.

Mangiamo la Pasta !!!

(texto baseado em matéria de Marco Merguizzo)

Um comentário: