Facebook

Passatelli




O passatelli era comida de gente pobre na carestia que houve na Itália, tão combalida por guerras. Aproveitava-se tudo, inclusive o pão amanhecido e o mais velho, também.Hoje, com a comida italiana em alta, virou um prato servido em restaurantes da mais alta qualidade.Fazê-los é bem fácil, porém demanda certo trabalho, assim como os gnocchis.Mas, chega de papo, vamos à receitinha...

Comece por picar na mão três a quatro pãezinhos amanhecidos.

Coloque-os em uma tigela ou bowl e regue-os com leite. Espere uns 10 minutos e esprema para retirar o máximo desse leite.Acrescente um ovo e uma gema, 100 gramas de queijo parmesão, sal e noz-moscada (se ficar por demais mole essa massa, coloque, até, duas colheres de farinha de trigo).

Deixe descansar por 15 minutos.Ponha no fogo uma panela com bastante água e sal e deixe ferver.Coloque a massa, com auxílio de uma colher, no amassador de batatas (existem alguns que tem furos largos e estes são melhores). Aperte sob a panela com água e com uma faca corte quando escorrer uns 6 a 7 centímetros.

Eles subirão ao ficarem prontos, assim como o gnocchi.
Recolha-os com uma escumadeira e coloque no escorredor de macarrão.

Acondicione no centro de um prato fundo.Pique cebolettes e mozzarella em cubinhos e coloque sobre os passatellis.
Coloque sobre o preparo duas conchas de caldo de carne fervendo (bem feitinho, saboroso, com o sal na medida e feito em casa, não industrializado).

Sirva imediatamente.

A receita foi mudada em muitos aspectos, mas adaptei para o uso doméstico e com todos os ingredientes simples e itens culinários disponíveis em qualquer cozinha.

Podemos colocar bolinhas de carne para acompanhar (tempere a carne moída com sal, pimenta e adicione um pouco de farinha de rosca. Enrole e passe novamente pela farinha de rosca. Frite em óleo limpo a 160/170ºC e escorra em papel absorvente)

No caso de você ter o caldo de carne em abundância, faça os passatellis nele em vez de na água com sal, assim ficam muito mais saborosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário