Facebook

Pomodori Gratinati (tomates gratinados)




Em vez do famoso tomate recheado com ricota e gorgonzola, tente fazer esse tomate com um recheio diferente.

Primeiro corte o tomate em três horizontalmente.
Retire as sementes (a parte do meio, você passa uma faquinha de legumes afiada por  toda a circunferência. As pontas você retira com uma colherzinha).

Unte com azeite de oliva a parte exterior da fruta (sim, tomate é fruta).


Faça o recheio assim: 


Coloque uma colher de manteiga e um fio de azeite na frigideira e doura uma cebola pequena cortada em cubinhos (brunoise). Não doure demais.

Acrescente farinha de rosca de pão italiano (se comprar aquelas de saquinho, ferrou e nem precisa me convidar)

Acrescente alguns filés de anchova cortados e escorridos daquele óleo que vem neles.

Mistura e deixa dourar a farinha feita de pão italiano, acrescentando mais azeite se não estiver bem úmido (O pão italiano use sem torrar.
Coloque fatias no processador/liquidificador e faça uma farinha fresca. Se ficar pedacinhos maiores, mas não muito exagerados, não tem problema).


Colocar salsinha bem picada e seca (não desidrata, eu digo seca porque muita gente lava e não seca antes de colocar no preparo), tempera com sal pimenta do reino.


Coloque dentro do tomate com ajuda de uma colher, unta o tomate com um pouco de azeite e leva ao forno até a casquinha do tomate ficar meio rachada (180º - pré-aquecido).


Sirva com carnes, principalmente a vermelha, com massas ao azeite, com vitello tonnato, com arroz ou risoto, peixe grelhado (até o atum em conserva fica bom com esse tomate) ou mesmo apenas o tomate acompanhado com uma fatia de mozzarella das boas,  uma fatia queijo Ementhal ou Brie e uma fatias de pão sírio (se fizer isso, entenderá o porque... Porque fica parecido com um pizza).



*Quanto melhor o tomate, melhor ficará o preparo. Prefira tomates italianos, firmes, porém maduros (não muito ou desmancha).


** Caso não tenha pão italiano, faça com pão francês fresco ou amanhecido mesmo.


*** Unte de leve a forma onde for colocar os tomates com azeite para evitar que grude. Não precisa de muito, apenas uma leve camada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário