Facebook

Camarões na Abóbora com Catupiry



Um clássico que muita gente já fez, mas poderia fazer melhor. Veja que existem alguns passos que mudaram o que é feito nas receitas normais. Esses passo agregam tanto sabor que valem a pena fazê-los.

Primeiro escolha bem uma abóbora ou moranga. Ela deve estar madura, mas nunca mole. Deve ter o tamanho ideal para o número de pessoas que você vai servir ou pequenas para servirmos individualmente como na foto. Eu usei a chamada abóbora Cabotian, um tipo de abóbora mais sequinha e que encontramos facilmente em tamanhos pequenos.
Lave-a e seque.

Com uma faca afiada, firme, de lâmina fina e curta, corte o topo dela, mas não o faça na vertical. Faça chanfrado, ou seja, deixe a parte superior do corte maior que a inferior, assim quando fechar essa tampa não vai cair dentro.
Com ajuda de uma colher, retire todas as sementes. Muitas vezes é necessário raspar um pouco a polpa da abóbora (ou moranga)  para criar um espaço maior para conter o preparado.
Depois de pronto isso, bezunte-a com azeite de oliva e leve ao forno com temperatura mínima e deixe por mais ou menos trinta minutos. Espete-a com um garfo. Ela deve ter resistência a penetração e não pode ficar muito mole.
Retire e deixe esfriar.

* Não jogue fora as sementes. Limpe-as e seque, ou no sol ou no forno em temperatura bem baixa e depois salgue. É um aperitivo sensacional com cerveja.

Prepare o conteúdo:

Lave bem e limpe os camarões. Se forem inteiros, guarde as cabeças e as cascas (usaremos depois).
Na panela coloque azeite de oliva, uma colher para cada dez a vinte camarões médios.
Refogue uma cebola bem picadinha, mas não deixe queimar.
Coloque os camarões e dê uma salteada neles. Guarde alguns para a apresentação final.

Não tampe a panela e deixe no máximo uns dois a três minutos, dependendo do tamanho. Você notará que eles ficarão rosados. Não exceda o tempo, ou ele ficarão borrachudos, mesmo indo dentro do molho.

Adicione o molho de tomate. Esse molho pode ser feito com tomates pelados, mas nunca com os molhos prontos que são horríveis. (Eu faço apenas um simples molho usando tomates concasé, cebolas,ervas como a cebolinha e a salsa e engrosso com um roux (manteiga e farinha) acrescido do caldo de camarão, conforme explico abaixo)

Deixe desmanchar os tomates em fogo baixo e adicione água se for necessário.

Agora, coloque as cascas e as cabeças dos camarões em um litro de água, junto com uma cenoura, um talo de salsão e uma cebola. Deixe ferver em fogo baixo por uns 30 minutos.

Coe esse preparo e leve ao fogo até reduzir a metade do volume.

Em outra panela, coloque uma colher de manteiga e uma colher de farinha assim que a manteiga derreter. Mexa para misturar. Retire do fogo e acrescente o caldo de camarão aos poucos. Esse caldo deve estar morno. Continue mexendo até engrossar. Isso se chama veloutè.

Agora volte o molho de camarões ao fogo e quando esquentar vá acrescentando esse veloutè. O molho vai engrossar e ficar espesso.
Desligue o fogo e acrescente salsa bem picada.

Coloque o Catupiry nesse preparo e mexa até dissolver, porém algumas pessoas gostam de ter um pouco dele mais sólido. Isso é a sua escolha. Se quiser, coloque colheradas do Catupiry dentro da moranga no fundo e na lateral.
Preencha a moranga (ou abóbora) com o molho quase até em cima da moranga. Não coloque até o topo, pois vai ao forno e pode entornar.

Coloque a moranga (ou abóbora) em uma forma. Coloque essa forma dentro de outra forma e coloque um pouco de água na de baixo.
Ligue o forno novamente na temperatura baixa e deixe por uns 30 a 40 minutos. Veja a moranga (ou abóbora) sempre para que não queime.

Retire do forno e sirva à mesa dentro da moranga se não for empratado.

Arroz branco e fritas servem de guarnição perfeita a esse prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário