Facebook

Bife a Rolê







Bife a Rolê

Hoje, mais um prato acessível a você fazer no santo lugar que chamamos de lar.

O bife a rolê é uma grande solução para aquelas carnes mais duras. Além disso podemos usar um sem número de recheios e quanto mais, mais saboroso fica o resultado final. Apenas temos de tomar cuidado com o que colocamos porque alguns ingredientes desaparecem devido ao modo de cocção que usamos nesse prato. Um exemplo é a abobrinha. Ela desaparecerá se usar.

Normalmente quando vemos as receitas de bife a rolê tradicionais, vemos que dentro do enroladinho de carne cai cenoura, um pedaço de bacom e, as vezes vagem. Já fiz muito assim, mas depois de alguns anos comecei a mudar, para que cada vez seja diferente.

Outra coisa é que não coloco os ingredientes inteiros. Faço um mix, assim os sabores se espalham muito melhor, não há concentração disso ou daquilo, nesse ou naquele bife.

Os dois únicos "se nãos" é que preciso usar bifes maiores e na hora de fechar o cuidado tem que ser um pouquinho maior.

Não uso palitos, prefiro usar linha. O palito, se não bem passado, pode rasgar a carne, deixar com forma estranha e não sei se é frescura minha, mas sinto o gosto da madeira por onde eles passam. Devo ter um paladar de chato, hehe!!!

Hoje, fiz meu "mix" assim:


(clique na foto para ver em tamanho maior)

Piquei meia cebola grande, um dente de alho, meio pimentão verde, vermelho e amarelo, salsa, cebolinha, uma pimenta vermelha sem sementes e sem aquela parte branca, bacon em quadradinhos e cenoura, também em quadradinhos (brunoise, se quiser afrancesar a estória).

Coloquei tudo dentro de um bowl e misturei bem, temperando com uma pitadinha de pimenta do reino e uma de sal.

Temperei bem suave a carne, com sal e pimenta, apenas por desencargo de consciência, porque acho que nem precisa, devido ao preparo dentro do molho. Esse sim, deve ser bem feito, gostoso e temperado.

Coloquei o mix dentro da carne e enrolei (é bem fácil, não tem dificuldades, você verá.Apenas não exagere muito no recheio, se não sai para fora).

Com uma linha nº10 (aquela que a molecada empina pipas, essa mesmo) prendi as duas pontas e o meio.
Outra maneira de prender a carne é enrolando uma fatia de bacom e, aí sim, prender com um palito sí. O bacon deixa um sabor maravilhoso na carne e no molho, mas temos que lembrar das nossas pobres artérias e veias que se fecham até quando pronunciamos o nome "bacon"

Em uma panela de pressão, coloquei um pouco de óleo vegetal (eu uso o de canola, porque acho um óleo mais leve), dei uma aquecida e coloquei os rolês para selar. Uns dois minutos e virei, e fui fazendo assim até estarem dourados.

Preparei um molho de tomate de verdade, com tomates maduros, bonitos e apenas cebola e umas folhinhas de salsa, louro e manjericão.

Cobri os rolinhos com o molho, mais ou menos uns dois dedos acima deles e coloquei duas xícaras de água filtrada e deixei levantar fervura. Fechei a panela de pressão e assim que começou aquele barulhinho da pressão escapando, baixei o fogo ao mínimo e deixei por lá por 45 minutos. Como há um molho espesso dentro da panela de pressão e os rolinhos ficam em contato com o fundo da panela, aconselho a usar o fogo baixo em todas as etapas, evitando queimar e ficar aquele gosto desagradável de carvão.

Desliguei, deixei a pressão diminuir (para apressar isso, leve embaixo da torneira e com isso a água irá resfriar as superfícies da panela, causando uma diminuição mais rápida da temperatura e, por conseqüência, da pressão), abri e retirei os rolês.

Sobrou um molho delicioso, que pode ser usado na macarronada ou em qualquer outro prato que leve molho de tomate. Aliás, para alguém que mora só, dá umas quatro porções de molho, que se mantém bem na geladeira por três dias ou no freezer por dois meses em potes fechados.

O molho pode variar, já fiz com molho madeira, com molho de tomate com vinho, molhos quentes em geral. As combinações podem ser várias e sempre fica bom.

Agora resta a dúvida: como usar esses rolês?

Acho que farei assim:

No almoço vou servir com Batatas Anna (derreto manteiga e coloco sal e pimenta do reino. Fervo as batatas por 6 a 8 minutos em água salgada, fatio, coloco em um pirex, sem colocar muitas umas em cima das outras, rego com a manteiga temperada derretida e levo, cobertas por papel alumínio por 20 minutos ao forno em temperatura de 180º, retiro o papel alumínio e deixo mais uns 20 minutos para dourarem) e arroz branco.

No jantar, vou aproveitar o molho delicioso que ficou e fazer um pasta, talvez um Penne ou um Parpadelli, colocar os bifês a rolê e salpicar um montão de parmessão por cima. Junto, aquelas torradinhas de alho que tem descritas em postagem anterior.

Gostou?

Quer vir almoçar ou jantar aqui comigo?

Para te convencer de vez, vou fazer uma gelatina de chocolate (depois ensino) com chantily de menta.

2 comentários:

  1. Ripp,

    Gosto muito deste prato. Simples e saboroso, tem no purê de bata ou de mandioquinha o parceiro ideal para um boa refeição. Parabéns. Me deu água na boca, logo agora de manhã (8:45h)....rsrsrs

    abs.

    Luiz

    ResponderExcluir
  2. adorei essa dica de fazer um mix com os legumes,sempre passando pra ver suas novidades.

    ResponderExcluir