Facebook

Caldo & Freddo



Diálogo, hoje, aqui, no centro da cidade:

- Manhêêê, eu quero sorvete. Eu quero, eu quero, eu quero...

- Filhinho, hoje tá muito frio, vai ficar resfriado !!

- Mas eu quero, eu quero, eu quero...



Foi com aquela vozinha aguda que entrou no meu cérebro e ficou fazendo eco (não porque eu tenha ficado pensando muito na pobre criança, é que a praguinha gritou demais, hehe!!) que lembrei de uma solução deliciosamente maquiavélica para agradar as crianças, fazê-las comer uma fruta e ainda evitar tomar "gelado" no inverno.

(Veja bem, isso de gripe e resfriados serem pêgos por causa do inverno é um lenda urbana. Pegamos essas doenças com mais freqüência no inverno porque ficamos mais restritos a lugares fechados e porque ao nos expormos às mudanças de temperatura, nosso corpo tem uma queda na sua imunidade, o que faz com que esses germes oportunistas aproveitem a chance de instarem-se em nosso organismo).

Mãos à obra:

Compre o sorvete de creme, se não não vai dar pra fazer (dãããã!!!).
 Coloque no freezer e deixe por lá até terminar o resto da receita.

Pegue duas maçã e descasque. Corte-as em cubinhos e deixe-as em uma solução de água com umas gotinhas de limão para não escurecer.
Agora pegue um punhado de passas brancas e deixe reservado (não precisa hidratá-las,porque na cocção irá acontecer isso).

Em uma panela, coloque quatro colheres de sopa de açúcar, uma colher de sopa de água e, em fogo médio/baixo, faça uma calda não muito grossa.

Coloque as maçãs picadas, as passas e mexa. Deixe a panela meio tampada por uns 15 minutos, tudo em fogo médio/baixo, para não queimar. Pronto.

Sirva uma ou duas bolas do sorvete com um bocado dessa preparação deliciosa por cima.

O sorvete vai derreter, vai ficar morninho, a criançada vai adorar, achar que está tomando sorvete e na verdade está tomando sorvete quento. Por isso o nome "Caldo (quente) & Freddo (Frio)", desta maravilhosa e simples receita que os italianos inventaram e o todos aprovaram.

"Me engana que eu gosto" deveria chamar aqui no Brasil.

2 comentários: