Facebook

Mignon de Suíno recheado de Creme de Figo Lardeado por Bacon



Você vai precisar de uma aro de metal, daqueles de cortar massas, se quiser fazer com os filets mignon suínos, mas se usar Lombo, que fica muito bom, também, precisa apenas fazer um corte em cruz no centro com uma faca afiada, para colocar o Recheio.

Lardeie o aro com uma fatia de bacon, preenchendo toda a extensão.
Tempere os filets Mignon Suínos com sal e pimenta do reino moída na hora e coloque por toda a circunferência, também preenchendo do a circunferência do aro.

Faça o creme de figo assim:
Use figos Ramy, que são aqueles figos feitos em uma calda de açúcar (no fim da receita, ensino fazê-los). Pique-os e reserve. Em uma frigideira coloque duas colheres de caldo de legumes, uma colher de manteiga e duas colheres de cream cheese, Catupiry ou requeijão e em fogo baixo misture os ingredientes. Escorra toda a calda do figo e acresce a essa mistura. Uma pitadinha de sal, uma pitadinha de pimenta do reino.
Coloque no centro do aro, de modo que ocupe todo aquele vazio que ficou no centro dos filets.
Em uma forma, levemente untada com azeite de oliva ou mesmo óleo vegetal (evite a manteiga porque ela irá queimar no forno), coloque os aros com o preparado, com a ajuda de uma espátula, e leve ao forno pré- aquecido a 200º por 40 minutos.
Quando estiverem prontos, retire com a ajuda de uma espátula,para não desmanchar e leve ao centro do prato.

Para acompanhar eu fiz legumes picados salteados na manteiga deste jeito: Pique cenoura, pimentão, vagem e cebolas. Leve à frigideira por 3 minutos, salteando. Coloque as ervilhas depois desse tempo e continue salteando por mais dois minutinhos. Desligue o fogo e tempere com sal, pimenta, salsinha e cebolinha picadas. Deixe na frigideira, com o fogo desligado, mais um minutinho.

Os figos agridoces que acompanham o prato, opcionais, são feito fervendo figos frescos, maduros, mas firme em água com um pouco de sal, vinagre branco e aceto balsamico, por uns 8 a 10 minutos. Peguei uns inteiros e abri no centro, recheando com outros figos que esmaguei com o garfo.

O figo Ramy:


Para fazer figo Ramy, uma sobremesa deliciosa acompanhada de um queijo fresco ou mesmo pura, faça assim:
Lave e seque com papel toalha os figos. Em uma panela larga, coloque quatro colheres de açúcar, uma colher de sopa de água e faça uma calda não muito escura. Quando ficar pronta essa calda, coloque os figos de pé e cubra com água mineral ou filtrada até a altura dos cabinhos do figo e deixe em fogo baixo até reduzir e ficar mais grossa a calda. Se quiser, coloque uma creme de aceto balsamico para ficar mais gostoso.
Essa sobremesa pode ir a geladeira por vários dias em pote ou tupeware fechado.

Um comentário: