Facebook

Que tal um sandubão delicioso e nutritivo ?




Nada mais gostoso que um sandwish recheado de carne assada, cheio de gosto, não é verdade?
Sabem aqueles sandubãos que vemos nas padarias e ficamos com água na boca, mas nossa consciência não deixa comprá-los, porque não sabemos se a carne é boa, se está na validade, etc?

Por que não fazê-los em casa?

Vamos ao supermercado ou a um açougue e compramos uma peça de Lagarto (de mais ou menos um quilo), pimentões vermelhos, cebolas, tomates, salsinha e cebolinha.
Voltamos para casa felizes e saltitantes, pensando no sorrisão das crianças ao encherem as suas boquinhas e estomagozinhos com essa maravilha da culinária fácil.

Vamos preparar ?

Pegue sua panela de pressão. Coloque uma colher de óleo e deixe esquentar bem, sem fazer fumaça. Quando estiver quente vamos colocar a carne e selá-la (Selar significa caramelizar as superfícies da carne para que seus sucos não saiam e a deixe ressecada). Fritamos em todos os lados.

Agora colocamos água filtrada até 2/3 da panela (nunca coloque em uma panela de pressão mais do que 2/3 da sua capacidade), uma colher bem cheia de mostarda, e sal (algumas pessoas colocam um cubo de caldo de carne ou de legumes, mas sou radicalmente contra o seu uso por causa da quantidade de sal).

Tampe direitinho e coloque em fogo alto. Assim que começar a fazer aquele barulhinho da pressão escapando, abaixe o fogo ao mínimo (entenda que a temperatura se manterá igual, você irá economizar gás e minimizar qualquer risco com a panela de pressão. Faça isso sempre que for usá-la).

Deixe por aproximadamente 60 minutos, para que fique bem macia, quase desmachando.
Após esse tempo, desligue o fogo e leve a panela até debaixo d'água para diminuir a pressão enquanto levanta a válvula para todo vapor sair.

Com auxílio de um garfo, uma pinça ou a escumadeira, retire a carne da panela. (não jogue o caldo que se formou fora, pois uma sugestão deliciosa nesses tempos frios é uma sopinha italiana de nome Capeletti in Brodo. Para fazê-la cozinhe o Capeletti separadamente, escorra e coloque dentro deste caldo. Adicione salsinha picadinha, uma boa quantidade de queijo ralado de boa qualidade e pronto. Uma sopa nota dez. Ainda você pode fazer como minha mãe fazia e colocava uma bolinhas de carne moída. Que saudades manhêêê!!!!)
Apoie a carne na tábua de carnes e com um garfo desfie toda ela. Deixe esfriar enquanto prepara os condimentos.

Para fazer os acompanhamentos, corte bem fininho a cebola, o pimentão, o tomate (sem sementes e bem picadinho), a salsa, a cebolinha. Misture bem e depois coloque a carne desfiada e, novamente, misture de novo.
(Você pode variar dependendo de seus gostos pessoais. Eu, por exemplo, ainda coloco uma pimenta sem sementes bem picadinha e, as vezes, alho tostado).

Regue com azeite de oliva de boa qualidade e tempere a gosto com sal e pimenta do reino moída na hora, se quiser.

Abra o pão, passe uma leve camada de manteiga e leve por uns segundos à frigideira, assim você "impermeabiliza" esse pão e todos os líquidos da carne não o deixam mole e desmanchando. Pode usar até maionese, se quiser.

Usando um quilo de carne e os temperos condizentes para esse quilo dá aproximadamente vinte sandwichs bem recheados.

Delicioso e prático.

Dura dois a três dias na geladeira dentro de um recipiente fechado.




Um comentário:

  1. Amo essa carninha! Vou querer toda vez que eu pra aí, pode se preparar! rsrs! Beijooooo!
    Renata

    ResponderExcluir