Facebook

Rolinhos recheados de Repolho, Cenoura e Bacon


Hoje é dia de feira por aqui. Ir a feira, para mim, é como ir a Disneylandia. Adoro percorrer as ruas entre barracas barulhentas e cheias de uma variedade incrível de legumes fresquinhos, peixes quase pulando de tão frescos, frutas lindíssimas.
Mas tem um lugarzinho especial no coração de todo mundo que vai às feiras: A Barraca de Pastel.
Nada como o pastel de feira, não é verdade?

Bem, eu não penso assim. Não gosto de ver aquele tacho enorme de óleo que fica fervendo por horas, meio escurecido e sabe-se lá o que tem no fundo deles.
Então prefiro comprar a massa e fazer em casa. Compro a massa pela dificuldade de fazê-la em casa do mesmo jeito que encontramos por lá, pela facilidade e porque nem sempre temos os rolos para reproduzirmos direitinho em casa. Claro que o preço ajuda, pois um rolo que dá para fazer uns 20 pastéis custa por volta de R$5,00. Muito barato e muito versátil tê-lo na geladeira.

Os recheios são diversos e meio suspeitos. Afinal, quem gosta de ver uma carne que está exposta sem refrigeração por horas, as vezes em um dia de calor escaldante. Sempre, "se" eu comer na feira, opto pelo de queijo, mas as vezes enjôa.

Então eu resolvi fazer os meus de maneira diferente. As vezes lembram os famosos Springs Roll, os tais Rolinhos Primavera, mas estes são feitos com massa diferente (chama-se Harumaki)  e que se fizermos em casa, com os tempos de espera necessários, demora muito, embora seja apenas farinha e água. O recheio varia, mas os tradicionais tem repolho e broto de feijão.

Então vou fazer os meus, diferentes, mas que ficam tão deliciosos que dá vontade de comer dúzias.

Façam assim:

Em uma panela derreta uma colher de manteiga e frite um pouco de cebola picadinha e cubinhos de bacon (se for vegetariano, o bacon pode ser dispensável, mas se for como eu, carnívoro, coloque porque dá um gosto maravilhoso).

Acrescente o repolho e cenoura fatiados a "julienne", ou seja, fininhos e compridos (a cenoura pode ser ralada, pela praticidade). Misture, coloque uma pitada de sal e tampe a panela por 4 a 5 minutos. Depois desse tempo, abra e deixe evaporar o líquido que se forma desse refogado.
Retire do fogo, deixe esfriar e coloque sobre quadradinhos de 10 centímetros por 8 centímetros da massa de pastel.
Gire a massa formando um rolinho (se colocar sobre o papel que envolve a porópria massa, facilita essa operação), sem sobrepor muito as pontas, mas antes passe um pouco de água para que grudem bem. As pontas, ou você tem técnica de enrolar direitinho, sem deixar aquele montão de massa sobreposta, por que senão náo vai fritar direito, ou simpelsmente encosta as bordas e passa o garfo ou carretilha e as fecha.
Depois de frito, se quiser dar uma aparência de rolinho, corte e descarte essas pontas.
Frite em óleo vegetal abundante e novo, de modo a cobri-los, como nos pastéis, para que fiquem bem bonitos e dourados.
Escorra sobre papel toalha para que fiquem bem sequinhos e sirva com molho agridoce ou molho tailândes.

Para evitar comprar esses molhos prontos, deixo a receita aqui embaixo. Não é difícil e fica muito melhor do que os comprados.
O molho Agridoce, aquele vermelho, feito em casa é muito mais saboroso, confiável e pode ser guardado na geladeira por 3 a 4 dias,
Coloque em uma panela duas colheres de açúcar bem cheias, quatro colheres de sopa de vinagre branco, meia colher pequena de sal. seis colheres de sopa de catchup e, por fim, meia xícara de água com uma colher de sobremesa de Maisena dissolvida. Vai ao fogo baixo, mexendo lentamente até engrossar e pronto. Quanto mais ficar no fogo, mais grosso fica, por isso bom senso. Uns 4 minutos bastam depois de levantar bolhas de fervura.

O molho Thay, o molho que eu chamo de tailândes, porque se parece muito com as preparações de lá, eu faço assim:

Em uma tijela ou bawl, eu coloco 4 colheres de sopa de Shoyo, cebola bem picadinha (ou mesmo ralada), cebolinha bem miudinha e pimenta vermelha sem sementes e cortada em quadradinhos do menor tamanho possível. Uma colher de açúcar para retirar o salgado do shoyo e umas gotinhas de tabasco, para ficar mais apimentado, mas se não gostar, não precisa.
Esse molho pode acompanhar um sem número de pratos, de ostras a pedaços de frango frito. É delicoso, também.

Bom, agora paro de escrever, pois vou a Disney...ou melhor, à feira. Até depois.

Não esqueça, vote clicando na figura igual a essa de cima que você encontra aqui na coluna lateral. Obrigado. ---->

2 comentários:

  1. Amoooo esse seu "rolinho primavera"!!!!
    Putz, fiquei com água na boca... que vontade de comê-lo agora, rs!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. eu já comi assim num restaurante, mas era panquecas!
    Nossa, não há nada melhor!
    beijos

    ResponderExcluir