Facebook

"A" Omelete.








As vezes vou visitar os sites e blogs de meus colegas. Que maravilha eles são. Enchem os olhos e a boca de saliva. A maioria é um show, cheios de receitas internacionais, executadas à perfeição, com fotos que nos remetem aos mais famosos restaurantes. Escrevem os ingredientes da receita, o modo de fazer e pronto.

Tudo pra gringo ver !!!

Ou será que no jantar de hoje vamos fazer e acertar de primeira um belo Confit de Canard au Foie Gras ?

Sempre pensando no simples, mas bem feito, coloco receitas "possíveis", aquelas que quaisquer pessoas podem fazer e terem bons resultados.

Na sexta-feira, estava ao telefone com uma amiga e ela me perguntou qual era o prato que eu mais fiz no restaurante, acho que pensando que eu iria dizer algo de nome enrolado, pomposo e que depois eu teria que explicar tim tim por tim tim.

Respondi: O maior sucesso é a "omelete".

Espanto e um silêncio de segundos até a recuperação (ou risadinhas, achando que eu estava brincando) e aquela expressão de espanto: - Jura, mesmo?

Sim, eu juro. A omelete é um prato simples, mas muita gente não sabe fazer. A diferença entre uma omelete normal e uma profissional está em um prato bem feito, fofo, saboroso, bem montado e de aparência "gostosa", que induz a salivação.

A resposta, como eu "não imaginava", veio da seguinte maneira:

- Nunca consegui virar minha omelete. Nem com aquelas panelas próprias. Acabo sempre comendo ovo mexido em vez de omelete.

Prometi um "passo a passo" aqui no blog e achei que seria legal compartilhar algumas dicas com todo mundo e não só com uma pessoa. Você que já é tarimbada na cozinha, já deve saber tudo isso, mas lemnre-se, nem todo mundo sabe o que nós sabemos, por isso não podemos deixar de lado as coisas mais simples e que realmente fazem parte dos nossos dia a dia. 

É simples, fácil e uma grande solução para todas as refeições, desde o café da manhã, até o jantar, quando nós estamos sem muitos ingredientes, ou mesmo, sem tempo.

Meu record foi fazer 37 omeletes em uma hora, para um brunch que houve no Qorthon, no começo do ano passado. Daria para fazer mais, mas tinha outros pedidos junto a estes.

Então...vamos lá. Mãos à obra, ou melhor, mãos na panela !!!

Sempre uso ovos caipiras porque os acho mais saborosos, grandes e novos. Evito sempre usar ovos que tenham mais de uma semana. Dou preferência àqueles que estão saindo da "fábrica" hoje mesmo.

Em cada omelete, uso dois ovos. Faço uma a uma, por questão de apresentação e porque seu cozimento fica perfeito, em comparação àquelas omeletes grandes servidas em fatias como uma torta.

As misturas que darão sabor podem variar muito. Praticamente tudo, você pode usar. Um levinho que faz muito sucesso é o de abobrinha. Outro é o misto de queijos e presunto. Há ainda o meu preferido, feito com ervas, tomates e queijo parmesão. Muita salsa, cebolinha, manjericão, orégano, tomates em cubinhos, com uma boa quantidade de queijo parmesão (amo esse queijo perigosamente cheio de "colesterol").
Uma omelete napolitana, diríamos assim, apenas para nomear.
Podemos usar mozzarella, em vez do Parmesão. Nesse caso, rale ou corte em cubinho bem pequenos.

Acompanhe o passo a passo, as dicas, as técnicas e na sua próxima omelete tenho certeza que fará uma perfeita e que agradará a você e a quem for servir:

(clique na foto para ver em tamanho maior)


1º Passo:

Quebre dois ovos em uma vasilha ou um prato fundo:

2º Passo:

Acrescente as ervas (salsa, cebolinha, manjericão), o sal, a pimenta do reino moída na hora e o queijo ralado, um tomate sem sementes, cortado em cubinhos e uma colherinha de fermento em pó e bata com o fuet (batedor de arame) ou mesmo com um garfo, até homogenizar bem a mistura.

Dica: manjericão não devemos cortar com a faca. Rasgue as folhas com as mãos, assim seu aroma e sabor se mantém inalterados.

3º Passo:

Em uma frigideira pequena, coloque uma colher de óleo e deixe esquentar, mas não deixe-o esfumaçar. Coloque de uma vez essa mistura.

Espere uns 90 segundos e com um garfo levante as bordinhas para ver se já está tostado. Normalmente em três minutos já está pronto para virar. Não use fogo alto, procure fazer em fogo médio, assim não tosta a superfície e deixa cru o centro. Precisa haver um cozimento harmônico, onde o calor vai subindo e cozinhando o miolo da omelete, também.

4º Passo:

Está bem tostadinho, então coloque um prato de sobremesa por cima da frigideira, pressione-o com a mão e de uma virada só leve a omelete ao prato. Ficará com a superfície tostada para cima. Então volte para a frigideira, colocando a borda da omelete encostada na borda da frigideira e, com um movimento puxando, deixe-a cair sobre a frigideira.

5º Passo:

Agora você aguarda outros 90 segundos e pode começar a dar uma de chef tarimbado e virá-la jogando-a para o alto e encaixando novamente na frigideira ou virá-la com auxílio da escumadeira, até atingir a cor desejada que vai da clarinha até aquela mais tostada, tudo dependendo do gosto.

6ª Passo:

Monte o prato com uma saladinha de folhas verdes e acompanhe de um pãozinho fresco ou torradas.

Agora faça aquele suco de laranja bem gostoso, sente no sofá, ligue a tv e assista seu programa favorito comendo uma deliciosa omelete, igualzinha àquelas feitas pelos melhores chefs do planeta.

2 comentários:

  1. Ripp em vários lugares vi receitas de omeletes e em todas elas colocam creme de leite, menos a sua. Minha dúvida, o creme de leite é realmente essencial para uma boa omelete ou não?

    ResponderExcluir
  2. Eu uso creme de leite fresco para fazer ovos mexidos, mas procuro não fazer a omelete com creme de leite, embora muita gente faça,por dois motivos: Já tem muito colesterol na omelete sem ele, imagine com ele e, segundo, o creme de leite não é essencial para ele ficar fofinho se adicionar uma colherzinha de fermento em pó.

    ResponderExcluir