Facebook

Salmão, gergelim, legumes...ahh e pimenta !!!



Muita gente tem mania de fazer o salmão apenas no forno. Pega o pobre peixinho, soca sal, umas fatias de cebola e pimentão e manda ver dentro do forno.
Quer fazer melhor?
Quer fazer diferente, mas usando os mesmos ingredientes, apenas acrescendo semente de gergelin e, se gostar, umas pimentinhas. Vamos lá, parece difícil, mas não é.

Salmão em crosta de gergelin e legumes Sautée

Primeiro, retire qualquer espinho que tenha (Use um alicate, uma pinça ou mesmo uma daquelas pinças de sobrancelhas, limpa, óbvio,  e deixada na gaveta da cozinha para estes casos).. Corte o salmão e tempere com pouco sal e, se quiser, pimenta do reino. Reserve na geladeira coberto com um filme pvc ou mesmo um saco plástico.

Vamos fazer os legumes salteados. Simples assim:


Corte à "julienne" ou seja, pegue os legumes e faça uns palitinhos, finos (importante: quanto mais grossos, mais demora a ficar prontos)
Coloque uma colher de sopa de óleo de gergelim (se não tiver, use azeite ou mesmo óleo vegetal, porém o sabor será diferente) em uma frigideira e coloque os legumes (Cebola rôxa, pimentão verde e amarelo, cenoura e pimenta vermelha (opcional para quem não gosta. Para deixar as cores mais vivas, então use pimentão vermelho)) menos a salsinha. Salteie, ou seja, mexa vigorosamente a frigideira por uns três minutos (se não conseguir esse "malabarismo", faça com a ajuda de uma espátula,uma colher de pau,o que tiver à mão). Desligue o fogo e deixe os legumes na frigideira, apenas colocando a salsa, que não precisa estar muito picada. Reserve.
Nessa mesma frigideira, se quiser acrescer as batatas, na qual deitei o salmão na foto, primeiro dê uma fervura na água com sal, mas deixe-as cozidas, mas durinhas. Depois coloque na mesma frigideira dos legumes e dê uma dourada. (Você pode fazer como eu que tostei-as no forno junto com o salmão, para evitar mais gorduras no prato).

Agora vamos ao salmão, o astro do prato.

Retire da geladeira e coloque um pouco de óleo vegetal (não exagere).
Coloque gergelim, branco, negro ou os dois em um prato e na superfície contrária à pele, enconte e pressione de leve a posta do salmão.
Leve à frigideira com teflon (para não grudar) com a pele voltada para baixo. Observe que enquanto está havendo a fritura, a carne do salmão vai ficando rosada, de baixo para cima. Quando chegar ao meio, ou um pouquinho mais, desligue.
Se a frigideira que está usando tem cabo de metal, deixo-o nele própria e leve ao forno alto, 240º, de 3 a 4 minutos, para tostar o gergelim e terminar o cozimento da carne do salmão. (Salmão não deve ficar muito cozido e a cor deve ser rosinha).


Monte o prato do jeito que quiser. Fiz várias montagen, com ou sem pimenta e todos juntos.


Acima, a cama de batata tostada e os legumes


Um "Pout-purri", um "medley", uma mistura de todos os tipos possíveis. (Da esquerda para direita: Gergelim branco, Pimentas variadas (au poivre), misto e gergelim negro).


Só gergelim (branco e negro) e uma vagem sautée no óleo de gergelim.

Ficou, como diz meu colega Troisgrois, uma marrrrrravilha !!!!

2 comentários:

  1. nossa deve ficar saboroso mesmo....vou fazer para o meu esposo ele adora salmão.

    ResponderExcluir