Facebook

Macarrão Carbonara e Tortinha de Maçã e Bananas


Um caso de Amor....à minha comida !!!



No fim de semana é assim, horas e horas...











Então imaginem o quanto queremos que chegue a segunda-feira, dia de folga, para poder ficar o dia todo deitado de pés para o alto, comendo sanduiche de presunto e queijo e tomando Coca-Cola, sem pensar em cozinhas, fogões, frigideiras e freezers.

Esperava ansiosamente pela segunda-feira para não lembrar disso e descansar.

Ainda mais em um dia friozinho, convidando a gente a imobilidade embaixo das mantas e endredons, com o cão da gente deitado no pé do sofá, roncando, e feliz por você estar em casa.

Estava estatelado no meu sofá, coberto, quentinho, pensando no meu sandubão para o almoço.
Colocaria a fatia de presunto em cima da de queijo ou a do queijo em cima do presunto ?

Que dúvida cruel !!!

Depois de pensar meio segundo nessa questão filosófica, decidi que iria ser de qualquer jeito e, se eu mudasse de opinião, viraria o sanduba de ponta cabeça e pronto, hehe!!

A pregüiça me mantinha grudado no sofá vendo um programinha do History Channel, e por mais que eu tentasse usar minhas habilidades mentais, as fatias de presunto recusavam-se a entrar sozinhas no meio do pão e caminhar até minhas mãos, quando a campainha toca.
Já repararam que quando não queremos atender ela se torna insuportavelmente barulhenta ?

♪♫ Blim, blom ♪♫
(Finjo que não ouço)

♪♫ Blim, blom ♪♫
(Continuo fingindo)

♪♫ Blim, blom ♪♫
(Tá incomodando)

♪♫ Blim, blom ♪♫
(Ai meu santo, vou ter que ver)


Pra falar a verdade, já tinha tocado antes, mas eram as Testemunhas de Jeová que andam por aqui de vez enquando. Respeito todas as crenças, mas ninguém respeita meu sossego, pô!!!

Levantei, com muito custo, e dei uma espiadela pela janela meio aberta, tentando não ser visto.

Mas era uma pessoa que eu não podia deixar de atender, então, arrastando esse corpinho de 86 quilos, fui até a porta atender (pra quem quer saber se estou com sobrepeso, tenho 1,80m de altura, então já fica claro que tem algumas coisinhas a mais nesse corpinho. A Goodyear sempre manda lembranças, hehe!!!).


- Oi Rê !!!

- Oi Ripp!!!


- Passei pra deixar esse presentinho !!


Peguei e abri com rapidez, pois sou curioso até o limite da razão, e dentro da caixinha bem embrulhadinha e bonitinha tinha um fuet novinho, cabo de metal, alemão da marca Zwilling, uma de minhas marcas favoritas de artigos culinários.

Olha ele aqui:


(Não é liiiindo ?)
(Nós cozinheiros adoramos ganhar essas coisas, mesmo se a gente já tem uns doze iguaiszinhos, hehe!!)




- Smack !!

Lasquei um beijão naquela bochecha rosada e branquela.

- Brigadu Rê, não precisava.

-Mas por que esse presente?


- Uai, precisa de data especial para dar uma coisinha assim simples, que eu sei que você vai usar a toda hora e vai lembrar de mim !!!

- Pôxa, você sabe que eu sempre lembro de você e não precisa de nada especial pra isso.



Mais um beijão na bochecha de agradecimento e convido-a a entrar.




- Entra Rê, estava compenetrado estudando novas técnicas gastronômicas avançadas !!!

(Não precisava contar que estava semi-moribundo, babando no sofá, sem vontade de fazer nadinha, né?)

Conversamos sempre, sobre tudo.
Sempre foi assim com ela.
Muitos segredos, muitas confidências, muitas risadas e um mundo de futilidades adoráveis que sempre estamos a encher o ouvido um do outro dia após dia e não cansamos disso.

E a hora passava, e rápido.
Sempre é assim quando estamos com alguém que realmente gostamos. Uma hora parece um minuto.

Olhei para o relógio que tenho pendurado na parede da sala e ele já marca 13 horas e 10 minutos.


Lembrei do meu sanduba ainda não concretizado, mas poderia eu oferecer algo tão simplório a quem "de surpresa" aparece na hora do almoço ?


Claro que não !!!.


Então fui à minha geladeira dar um passada rápida dos olhos e ver se havia algo rápido para fazer e servir.

Minha geladeira, na segunda-feira, normalmente parece uma prisão: Só grades !!!

Mas, exageros à parte, alí descansavam, ainda, umas fatias de bacon, um pack de manteiga, um vidro lá no fundo da geladeira com champignons, um rolo de massa de pastel, alguns ovos e algumas frutas.


Pensei...

- Bom, vou convidá-la para almoçar.
Quem sabe ela tá de regime e não aceita, hehe!!

- Rê, vou fazer um macarrãozinho, bem simples, tá servida a comer comigo?


- Tô !!!

 Foi tão rápido e enfatico o "tô" que eu assustei.

- Então espera um pouquinho que em 10 minutinhos estaremos comendo.

E lá fui eu...

Olho os poucos ingredientes e deduzo: Vai ser um macarrão, jpa que tenho um pacote na despensa.

(Macarrão é coisa que sempre devemos ter, pelo menos, um pacote guardado para emergências)


Pego a tábua de corte e coloco o bacon e corto em cubinhos.
(Para cortar bacon bem pequeno é bom ter a faca bem afiada. Aliás, uma faca bem afiada faz toda a diferença nas nossas cozinhas)
Aproveito e corto uma cebola em brunoise *.

(* aqueles quadradinhos, com nome francês, que os autores adoram escrever para mostrar que manjam de culinária)

Coloco os pedacinhos bacons para fritar e depois de uns minutos, aproveitando a gordura que eles soltam, coloco a cebola cortada em brunoise (viu, eu também finjo que entendo, hehe!!).

Deixo fritando e assim que vejo ficar bem douradinhos, coloco os champignons cortados pela metade , adiciono uma boa colherada de manteiga sem sal (sempre devemos comprar manteiga sem sal. Se queremos sal, colocamos depois) e dou uma salteada.


Enquanto isso, deixei uma panela com água no fogo e assim que ferveu eu coloquei uma colher de sal (sim, devemos primeiro ferver a água e só depois colocar o sal). Assim que voltou a levantar a fervura, abri um pacote de Penne (o ideal seria o Parafuso que segura melhor os temperos) que jazia no fundo do meu armário de mantimentos e o deixei lá por 6 minutos, para ficar "al dente", ou seja,meio durinho, mas sempre dando uma mexida de vez enquando para não grudar.

(Não é necessário colocar óleo na água. Isso é lenda e funciona ao contrário, pois o óleo cria uma película na massa o que dificulta na absorção do tempero ou do molho)


Escorri e imediatamente coloquei-o na frigideira junto ao bacon, cebola e os champignons. A parte, bati um ovo e temperei com sal e pimenta do reino negra moída na hora.

Uma leve salteada na frigideira, coloco o ovo batido e, para espalhar os temperos, mais mexidas na frigideira.
Experimento se está bom de sal e polvilho com queijo parmesão, que só tinha ralado, mas o ideal seria em pedaços, desligo o fogo e aí sim coloco salsinha e cebolinha picadinhas, que eu pego direto da minha hortinha que tanto eu cuido e amo.


Todo mundo deveria ter uma hortinha em casa, ou mesmo uns vazinhos, com ervas aromáticas. Alecrim, tomilho, orégano, salsa, cebolinha... Vocês precisam saber que o gosto é diferente quando usamos eles recém colhidos. O frescor , o aroma, a textura, o sabor, tudo é melhor do que os desidratados ou mesmos os que compramos e socamos na geladeira por dias.
O resultado:


Um Macarrão Carbonara.

(Clica na foto, se quiser ver em tamanho maior)




A Rê ainda cismou de dizer que o Carbonara tem creme de leite, mas o autêntico não leva. Aliás italianos quase não usam creme de leite nas massas.

Os champignons foram por conta próprio, não existem na receita, mas quis dar um "up" e ficaram muito bem com essa pasta.
O ovo batido se encarrega de aderir os ingredientes à massa e não se preocupem, pois ele acaba sendo cozido pelo calor da frigideira e da massa.


Na receita italiana original se usa o queijo pecorino, um queijo feito de leite de cabra, a panchetta, que é a barriga do porco, ou a bocheca do mesmo bicho.
Aqui usamos o toucinho ou bacon, pois o sabor é muito parecido.

E viva os suínos !!!



Muita gente ainda discute a origem desse prato. Uns dizem que é por causa dos "carbonaris", trabalhadores das minas de carvão na Itália, outros dizem que é por causa da pimenta negra que se usa, mas sei lá. Apenas tenho certeza de que é bom, fácil e gostoso.


Disse à ela:

-Se você quiser colocar creme de leite, isso fica com você. Não fica ruim, muito pelo contrário, mas você agrega um zilhão de calorias ao prato que já não é assim tão leve, afinal leva toucinho e manteiga.

A Rê comeu até o último macarrãozinho e eu também.

E a conversa foi se estendendo pela tarde.
No começo eu até queria dormir um pouco para descansar e ter reservas para enfrentar a semana que começa, mas o papo interessante de uma pessoa interessante, faz com que a gente esqueça o sono e a vontade de ficar prostado no sofá o dia todo.


E as matracas ficaram conversando até às 16 e 30.

A fominha começa a bater e um lanchinho se faz necessário.

O que fazer?


No meio de nosso papo, conversavamos sobre uma ida a um McDonalds que fizemos juntos ano passado durante uma viagem e, ao contrário de muitos chefs que conheço, que dizem ter horror aos lanches do McDonalds, eu não sou assim. Sou fãzão do McChikken, da tortinha e do Sundae de Chocolate e não minto (a maioria dos colegas dizem jamais comer lá, mas isso é papo furado, que eu sei. Já vi muitos estrelado babando em um BigMac, hehe!!).

Então lembrei da massa de pastel e das frutas.
Será que tinha maçâ na geladeira? Será que tenho bananas na fruteira?

Tinha. Então vamos fazer as tortinhas do McDonalds em casa que são muito simples de fazer.




Começamos pela de banana que é tão simples que dá vergonha de escrever em um blog de culinária, mas que não dá vergonha de se empanturrar com elas, principalmente sabendo que 10 delas feitas em casa custam o mesmo que apenas uma comprada.

Põe em uma panela as bananas amassadas e outras em pedaços, um pouco de açúcar e deixa as bananas quase desmancharem. Faça em fogo baixo, sempre é bom, pois você controla mais qualquer cocção (palavra chique da gastronomia que quer dizer cozimento) e evita queimar preparos..
A quantidade de bananas depende de quantas tortinhas vai fazer. Para quatro trotinhas, do mesmo tamanho das tortinhas do McDonalds, duas bananas nanicas são suficientes)


Quando as bananas estiverem desmanchando, coloque meia xícara de leite com um colherinha de sobremesa de Maisena e uma pitada de canela e joga dentro da panela, misturando.
Deixa esfriar e recheia a massa de pastel, fechando bem as laterais (a massa de pastel fecha muito bem passando um pincel, ou mesmo o dedo, molhado com água e depois a caretilha ou o garfo).

Frita em óleo limpo e quente por alguns segundos, apenas para dourar a massa.

Depois que retirar, deixe secando um minuto no papel toalha e passe pelo açúcar com caneça em uma prato, se quiser.


Uma belezura, olha:



De repente, lembrei que a Rê gostava da de Maça !!!!

Perguntei:


- Rê, prefere de maçã ou a de banana ?

- A de Maçã é a minha preferida, mas gosto das duas.

Sabia, pensei .

Então fui fazer a de maçã. Fiz assim:



Cortei duas maçãs ao meio.

Uma eu tirei a casca e piquei em cubinhos pequenos.
A outra eu raspei com a colher, fazendo aquela papinha que nem as de nenê.
Acresci uma colher de açúcar, uma pitada de canela e, como nós adoramos, eu e a Rê, coloquei umas passas brancas sem semente.
Acrescentei um terço de xícara de leite com uma colher de sobremesa de Maisena, assim como foi na de banana, e em fogo baixo, fiquei mexendo até engrossar.

Pronto o recheio, cortei a massa de pastel em retângulos de 12cm por 8cm, coloquei-o e fechei, do mesmo jeitinho que a outra.
Pincelei clara de ovos na massa antes de fritar em óleo quente  para evitar o surgimento daquelas bolhas na massa (Claro que surgem bolhinhas, mas são pequenas) e a massa ficar mais macia, assim como a do McDonalds.

Ficou assim:



Se vocês quiserem, após a fritura, podem passar sobre o açúcar misturado com um pouco de canela. Acho dispensável, mas tem gente que gosta.

- Tá pronto Rê !!

Quer comer aí no sofá ou vem sentar na mesa?

- Tráz aqui e vem comer comigo no sofá... aqui embaixo da manta, que tá frio.

Então, eu fui.

Eba !!!




2 comentários:

  1. Vou resumir tudo o que eu gostaria de dizer numa única frase:

    - Como eu gosto de você!!!

    Muitos e muitos beijos!

    Renata

    ResponderExcluir
  2. Entrei na internet buscando um prato rápido para preparar para um amigo que vem me visitar justamente após o meu horário de trabalho.. como chego em casa bem depois do meio dia, e a fome já está batendo na porta.. a dica do macarrão é perfeita! rápido e super gostoso! obrigada! desta vez a sobremesa será um chocolatinho.. mas da próxima vez preparo as tortinhas! Obrigada! :)

    ResponderExcluir